terça-feira, 23 de abril de 2013

Sessão Solene em homenagem ao centenário

No dia do centenário, a Banda Santa Cecília recebeu uma homenagem da Câmara Municipal de Vereadores de Nova Pádua. A sessão solene realizada no sábado, dia 20 de abril, contou com a presença das autoridades politicas de Nova Pádua, Flores da Cunha e da Deputada Estadual Maria Helena Sartori. 

Foto: Leticia Pan
O Presidente do Legislativo Silvino Maróstica disse que a Banda é conhecida em toda a região e que sua trajetória mistura-se com a história de muitos munícipes paduense. “A Banda Santa Cecília esteve presente em nossa vida e mexendo com nossas emoções”, concluiu Maróstica. 

Silvino afirmou que o município tem orgulho em ter uma Banda centenária que divulga o nome de Nova Pádua na região, no Estado e Brasil afora. 

Foto: Leticia Pan
O vereador Eloi Marin disse que cem anos se passaram e neste tempo a banda foi ganhando cada vez mais prestigio, tornando-se o maior símbolo cultural de Nova Pádua. “Não importava onde fosse à festa, o objetivo da Banda era levar alegria para as pessoas”, frisou Marin. 

Eloi enalteceu que nos 100 anos de Banda, os músicos nunca foram remunerados. Este gesto significa vontade, significa prazer em deixar os outros felizes, elogiou o vereador. 

Foto: Leticia Pan
O vereador Nestor Tonello fez questão de destacar os músicos que fizeram parte da Banda por terem abrido mão de vivenciar momentos importantes junto aos seus familiares para levar alegria às pessoas.

Para Tonello, é um orgulho saber que em nosso município existem pessoas predestinadas por Deus e que nasceram com o dom da música. “É uma grande satisfação para todos nós munícipes paduense parabenizarmos a Banda Santa Cecília por preservar a cultura italiana”, concluiu Nestor. 

Foto: Leticia Pan
O vereador Claudiomiro Tonet disse que a Banda é o cartão postal de Nova Pádua. “Em público quero assumir um compromisso junto com os demais colegas vereadores para apresentarmos um Projeto de Lei para tornar a Banda Santa Cecília um Patrimônio Histórico e Cultural do município de Nova Pádua”, explicou Tonet. 

Claudiomiro reconheceu o trabalho realizado pelo Maestro Lino Pecatti que ocupa o cargo há 36 anos. “A música faz parte de sua família uma vez que o pai, irmãos, filha e demais familiares fizeram e fazem parte da Banda Santa Cecília”, finalizou o ex-músico. 

Foto: Leticia Pan
O maestro Lino Pecatti falou da dificuldade de expressar o que o coração gostaria de falar. A Banda tornou-se um complemento para as festividades. Com a voz embargada pela emoção, Pecatti lembrou o dia em que aceitou o convite feito pelo ex-maestro Luiz Gelain para ser o maestro da Banda Santa Cecília. 

Lino fez questão de parabenizar os familiares dos músicos que passaram pela Banda. “Se não fosse pelo apoio e incentivo da família, talvez os músicos não teriam mantido de pé esta entidade”, frisou o maestro. 

Falando sobre a questão econômica, Lino foi bem objetivo. “Se o princípio da Banda Santa Cecília fosse dinheiro, hoje ela não estaria comemorando seu centenário”, argumentou Pecatti. 

Foto: Leticia Pan
A Deputada Maria Helena Sartori destacou a dedicação e a perseverança dos músicos que marcaram a história na banda. “A Banda Santa Cecília será homenageada na Assembleia Legislativa do Estado” confirmou a parlamentar. 

O Prefeito Municipal Itamar Bernardi agradeceu a Banda Santa Cecília pelos serviços prestados. “Esta entidade centenária esteve presente nos principais acontecimentos do município. Quero agradecer de forma muito especial o Presidente da Banda Gilmar Marin e o Maestro Lino Pecatti pela dedicação em prol da Banda”, destacou Bernardi. 

Foto: Leticia Pan
Em seguida o Presidente do Poder Legislativo Silvino Maróstica fez a entrega de uma placa ao Presidente da Banda Gilmar Marin. O vereador Léo Sonda fez a entrega ao Maestro Lino Pecatti. 

Em contrapartida, a entidade agradeceu o apoio do Legislativo com a entrega de um troféu ao Presidente Silvino Maróstica. 

Por: Maicon Pan

Nenhum comentário:

Postar um comentário