terça-feira, 16 de abril de 2013

História de amor e respeito

Matéria foi publica na edição 1261 do Jornal O Florense

Como se formou a Banda Santa Cecília ninguém sabe ao certo. Como os instrumentos caros e raros surgiram e como os primeiros músicos aprenderam a tocar, por volta de 1910, também não. Em 20 de abril de 1913 a Banda Santa Cecília foi fundada com o objetivo de trazer um pouco de alegria em meio a tantas dificuldades enfrentadas pelos imigrantes. Na época, a pequena colônia era o 4º Distrito de Caxias do Sul, passando a 2º Distrito de Flores da Cunha e conquistando a municipalização em 1992, tornando-se município. 

Foto/Montagem: Maicon Pan
Na data de fundação o grupo tinha como maestro Alvize Parize e como presidente Benedeto Bigarella. Os integrantes eram Domenico Sonda, Félix Silvestre, José Deboni, Antônio Bisinella, Enéas Araldi, Giovani Sonda, Pietro Dal Pozzo, Pietro Pauletti, Vitório Prataviera, Ludovico Ravison, Napoleão Campagnoni, Julio de Carli, Canuto Centenaro, Luiggi Centenaro, Giuseppe Rigoni, Henrique Sartor, Mathio Slaviero, Ângelo Menegat, Primo Marin, Giacomo Menegat e Ernesto Bigarella. 

Nestes 100 anos a Banda se manteve viva graças à herança do amor pela música passada aos filhos e netos que deram continuidade ao grupo. Entre os nomes que tiveram importante participação está Jorge Baggio, que por 20 anos assumiu a presidência do grupo; Firmino Gelain, Rosalino Bisinella, Rogério Sonda, Marcelo Pecatti, Francisco Boscato, o maestro Luiz Gelain, Fioravante Pecatti, Adelino Menegat, Moacir Pecatti, Ciro Bisinella, Benjamin Vezzaro, Faustino Bisinella, Rugero Gelain e Casemiro Gelain. 

Com importante papel na Banda, diversos paduenses já ocuparam o cargo de maestro como Francisco Boscatto, Luiz Gelain, João Gobbi, Felix Slaviero, Pedro Mandell, Elírio Toldo e o atual, Lino Pecatti.

Por: Camila Baggio - Jornal O Florense

Um comentário:

  1. É com muito orgulho que faço parte desta história através de meu avô (nono) Luiz Gelain, pai de minha mãe e de todos os parentes da família Bisinella (meu pai Calixto) que pertenceram a esta Banda. Uma história de amor à música e à comunidade. Parabéns a todos que fizeram parte deste centenário. 100 anos de dedicação. Não é pra qualquer um...
    De: Marcelo Bisinella (Canoas, RS)

    ResponderExcluir