História da Banda

Por volta de 1910, um grupo formado por imigrantes italianos reuniu-se com o objetivo de fundar uma banda de música, por acreditarem que em meio a tantas dificuldades faltava um pouco de alegria.

O sonho foi concretizado no dia 20 de abril de 1913. Em frente à Igreja Matriz do então quarto distrito de Caxias do Sul, hoje Nova Pádua, sob a regência do maestro Alvize Parize, a Banda Santa Cecília fez a sua primeira apresentação e emocionou a todos os presentes com canções italianas.

Desde a morte do maestro Alvize Parize, assumiram a regência da Banda Santa Cecília os maestros Francisco Boscatto, Luiz Gelain, João Gobbi, Felix Slaviero, Pedro Mandelli e Elírio Toldo e Lino Pecatti que continua até hoje.

Prestes a completar seu centenário, a Banda Santa Cecília relembra a velha Itália através de sua música, único resquício de lembrança que tinham do país de origem. A banda sempre se destacou no papel de levar a cultura, diversão e laser aos imigrantes que chegaram à região por volta de 1875.

Em abril de 2023, a Banda Santa Cecília completou 110 anos de fundação, destacando-se como a mais antiga do estado do Rio Grande do Sul em atividade ininterrupta. É uma das entidades culturais mais antigas deste Estado, e que vem enaltecendo a cultura vêneta e a história da imigração, que foi a base da construção da riqueza e desenvolvimento de nossa região.

A Banda Santa Cecília, ainda que formada por agricultores, jamais deixou de abrilhantar as festas, sagras, os acontecimentos cívicos e outros compromissos festivos, não só em Nova Pádua, mas também em Caxias do Sul, Flores da Cunha e região.

Hoje a Banda conta com 20 membros, sendo uma entidade cultural que prestou e continua prestando relevantes serviços ao município de Nova Pádua, à região e ao estado.