segunda-feira, 15 de abril de 2013

Discursos lembraram a trajetória da Banda

Em seus discursos, as autoridades lembraram o trabalho e dedicação dos imigrantes italianos que tiveram a iniciativa de fundar a Banda Santa Cecília. A união e a força de vontade foram os principais suportes para a banda chegasse ao seu centenário. 

 
Foto: Luizinho Bebber
“A Banda teve uma trajetória de sucesso e atuação” 
Abrelino Vicente Vazzata lembrou a história da banda formada por um grupo de imigrantes italianos vindos de várias regiões da Itália. “Quando criança cansei de ver as pessoas chegando em Nova Pádua a cavalo com o instrumento musical para tocar na festa dos padroeiros e abrilhantar as festas junto com a Banda Santa Cecília”, lembrou Vazzata.

O ex-reitor da UCS também lembrou a festa dos 50 anos da Banda e fez a leitura de alguns trechos do discurso elaborado por Rogério Sonda, filho de Domenico Sonda. Na ocasião, o texto foi lido por Jorge Baggio então maestro da entidade.

Foto: Luizinho Bebber
“Se não tivesse união não teria chegado aos 100 anos” 
O bispo emérito Dom Paulo Moretto falou sobre a iniciativa das pessoas que arregaçaram as mangas e fundaram a Banda Santa Cecília. “Quero elogiar a Banda por ter uma mescla com músicos experientes e jovens que estão começando agora, frisou Dom Paulo. A participação das mulheres também foi destacada como ponto positivo. 

O Bispo Emérito destacou quatro características que fundamentaram a Banda durante os 100 anos de existência: o espírito de iniciativa, união, alegria e a cultura. “Antes de falecer Dom Benedito Zorzi, filho desta terra, me confidenciou a vontade de ter a Banda Santa Cecília tocando no seu sepultamento”, finalizou Moretto.

Foto: Luizinho Bebber
“Flores da Cunha faz parte desta história” 
Lídio Scortegagna disse que a Banda Santa Cecília representa a tradição italiana, principalmente no trabalho, perseverança e força de vontade para superar as adversidades. “É possível construir com a união de muitas pessoas”, afirmou o Chefe do Poder Executivo florense. 

Foto: Luizinho Bebber
“Essa Banda é tudo e um pouco do Rio Grande” 
A Deputada Estadual Zilá Breitenbach (PSDB) disse que mudou o roteiro de compromissos da semana depois de receber o convite da comitiva formada pelo Vice-Prefeito Ronaldo Boniatti, Presidente da Câmara Silvino Maróstica e demais vereadores para participar da solenidade. “Essa Banda teve iniciativa, persistência e determinação para seguir em frente e trilhar essa bela história” concluiu a parlamentar.

Foto: Luizinho Bebber
“A Banda estava presente na implantação do município” 
Itamar Bernardi falou da alegria em vivenciar os 100 anos da Banda Santa Cecília. Informou os presentes que recebeu um telegrama do Ministro do Desenvolvimento Agrário Pepe Vargas (PT), do Prefeito de Porto Alegre José Fortunatti (PDT) e do Governador do Estado Tarso Genro (PT) que parabenizam a Banda e o município de Nova Pádua pela importância que a entidade tem no Estado e no Brasil. “Desde criança acompanhei a participação do tio Firmino e do primo Luizinho Gelain que tocaram na Banda durante longo período, destacou Bernardi.

Foto: Luizinho Bebber
O Chefe do Poder Executivo fez lembrança aos músicos já falecidos e os membros que fizeram parte da entidade por um período menor. “Quero agradecer de modo especial ao Maestro Lino Pecatti pelo trabalho de buscar novos músicos. Quem teve a oportunidade de ser integrante da Banda Santa Cecília jamais esquecerá as sete notas musicais, destacou o prefeito paduense. 

Logo após os pronunciamentos foi realizado o corte do bolo em homenagem ao centenário da Banda Santa Cecília de Nova Pádua. 

Por: Maicon Pan

Nenhum comentário:

Postar um comentário