quarta-feira, 10 de abril de 2013

Banda mais antiga do Estado completa 100 anos

Matéria foi divulgada no site da Rádio Solaris de Antônio Prado

Pautada por uma história repleta de cultura, dedicação e amor pela música, a Banda Santa Cecília completa seu centenário com um grande legado. As festividades iniciam no dia 12 de abril, ocasião em que acontece a cerimônia em comemoração aos 100 anos da banda mais antiga do Estado do Rio Grande do Sul. No dia 18, a Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul se apresenta na Igreja Matriz de Nova Pádua e, no dia 20 de abril, data do centenário, a Câmara de Vereadores do município realiza uma Sessão Solene em homenagem à banda, no mesmo local. As comemorações encerram no domingo, 21 de abril com missa e almoço festivo na comunidade do Travessão Curuzu, interior de Nova Pádua.

Foto: Divulgação
Surgida pela iniciativa de um grupo de imigrantes italianos, em 1913, a entidade teve sua trajetória inicial firmada por meio do Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul. Pertenceu ao município de Caxias do Sul, a Flores da Cunha e após a emancipação de Nova Pádua, em 1992, foi declarada finalmente pertencente ao seu município de origem. Sua atuação é forte junto à comunidade em eventos religiosos, desfiles cívicos, entre outros eventos comemorativos. Além disso, a banda tem expandido suas apresentações para outros municípios, regendo eventos festivos e cerimônias de outras cidades da região. Orgulho para a Nova Pádua, a Banda Santa Cecília representa a força da cultura italiana, propagada por meio da música e do entusiasmo de seus componentes e diretoria. 

Histórico da Banda Santa Cecília 
1913 
Em meados de 1913 eis que surgem em Nova Pádua, na época 4° Distrito de Caxias do Sul, os raros e caros instrumentos que seriam protagonistas do nascimento da Banda Santa Cecília. Porém não há registros de como se deu a chegada deles em Nova Pádua. No dia 20 de abril de 1913 a banda é fundada por iniciativa da Paróquia. O devido relato consta em livro ata, em que são citados os nomes dos fundadores: Henrique Sartor, Napoleão Campagnoni, Vitório Prataviera, Ângelo Menegat, Pedro Pauletti, Primo Marin, Lodovico Ravizon, Antônio Bisinella, Giovani Sonda, Enéas Araldi, Luiz Centenaro, Mateus Slaviero, José Deboni, Canuto Centenaro e Domingos Sonda. 

1924 
Com a emancipação de Flores da Cunha em 17 de maio, a banda Santa Cecília passou a pertencer ao município, que anteriormente se chamava Nova Trento e era considerado 2° Distrito de Caxias do Sul.

1963 
A data em que a banda comemorou meio século foi marcada pela presença de prefeitos, deputados, embaixadores, ministros, bispos, sacerdotes e reitores, porém sem festa ou cerimônias. O relato do historiador Mário Gardelin, realizado dia 23 de abril na rádio Gaúcha, é um dos únicos registros iniciais que se tem da banda e do aniversário de 50 anos, que se deu em 20 de abril de 1963.

Foto: Divulgação
1969 
Com o intuito de realizar o devido registro da banda em cartório, um dos dirigentes foi à Caxias do Sul, portando todos os documentos da banda até então. Porém, na viagem os dados foram furtados e por isso, o primeiro relato oficial que se tem é de Luiz Gelain, em 1969. Maestro e tesoureiro da banda, Gelain relata que restou apenas o comentário feito na rádio Caxias pelo historiador Mário Gardelin e um livro-caixa escrito em italiano, datado de 5 de novembro de 1917. O ano de 69 foi também o ano em que se buscou a renovação da banda, tanto nos instrumentos como em sua composição. Com o auxílio do pároco Tranquilo Mugnol novos instrumentos foram adquiridos e também foi realizada a escolha da Rainha e Princesas da banda, com o intuito de arrecadar recursos para a confecção dos trajes. No mesmo ano, o emblema e as cores da banda foram elaborados, bem como o lema “Paz e amor”. 

1972 
Após três anos de trabalho para legalizar os documentos da banda é recebido o comunicado oficial, via Diário Oficial do Estado, atestando que a partir de 17 de novembro a banda Santa Cecília estaria legalmente registrada.

1983 
Como conta o livro ata da entidade, a festa dos 70 anos iniciou no dia 7 de maio, com exposição de gado coordenada pela Emater e a participação de diversas bandas municipais. A realização da 1ª Festa de Produtos Coloniais de Nova Pádua coincidiu com as comemorações do aniversário, ocasião em que houve também a inauguração de uma placa de homenagem e desfile das bandas convidadas pela rua principal da cidade.

Foto: Divulgação
1985 
Em 4 de maio, a história da banda Cecília recebe mais um grande marco: a gravação do primeiro disco da entidade. Composto por dobrados antigos e músicas de folclore italiano, o disco passou a ser vendido nas apresentações que a banda realizava em todo o Estado. 

1990 
No limiar de seus 80 anos, a banda Santa Cecília recebe a primeira mulher como integrante. Maria de Lourdes Calgaro abriu o precedente para outras mulheres fazerem parte da banda, como sua irmã Marilita Calgaro, que anos depois tornou-se secretária e presidente da entidade. Em 1993, uma grande festa marcou as comemorações de 80 anos da banda, ocasião em que foi realizado O Festival de Bandas, com a participação de vários grupos do Rio Grande do Sul. Junto ao Salão Paroquial, a placa em homenagem aos fundadores, componentes e ex-componentes foi inaugurada pelo Prefeito Dorvalino Pan e pelo padre Antônio Galiotto. 

2003 
Por meio da Lei de Incentivo à Cultura do governo do Estado, a Banda Santa Cecília gravou seu primeiro CD, com o objetivo de registrar os 90 anos da entidade. O material teve tiragem de 2 mil cópias, o que colaborou para a propagação da cultura italiana preservada pela banda.

2013
Criada por iniciativa da Paróquia, hoje a banda Santa Cecília estende suas atividades também para fora da Igreja e da Comunidade, atuando em outros municípios em eventos festivos e cerimônias. Com incentivo da Lei de Incentivo à Cultura e com o apoio da Marcopolo, a banda hoje possui estrutura completa de som, instrumentos e uniformes.

Foto: Nair Panizzon Baroni
Composta por 21 componentes, a banda está em vias de conquistar mais um grande marco em sua história: a construção de sua sede própria. O projeto já existe e em breve deverá ser aprovado, dando início às obras. Hoje, os encontros periódicos e ensaios são realizados junto a uma sede esportiva. Com amor ao município e à música, os integrantes voluntários da banda Santa Cecília cumprem um papel fundamental na preservação dos costumes e da cultura italiana. 

Desde 1913 a banda é formada por agricultores descendentes de italianos, o que mescla a história da imigração com a trajetória da entidade. Ao completar seu centenário, a banda se consagra como a mais antiga do Estado, atuando de forma ininterrupta, o que deixa um legado de muito amor, dedicação e trabalho. 

A matéria pode ser lida na pagina da rádio Solaris no link abaixo: http://www.radiosolaris.com.br/www/portal/index.php?view=noticia&id_noticia=25352

Por: Rádio Solaris

Nenhum comentário:

Postar um comentário