quarta-feira, 17 de abril de 2013

Banda Santa Cecília de Nova Pádua comemora 100 anos de história

Matéria foi publicada no site da Rádio Miriam de Farroupilha

Em 20 de abril de 1913, em Nova Pádua, então quarto distrito de Caxias do Sul, hoje município, um grupo de imigrantes italianos reuniram-se sob a luz de uma lamparina com o objetivo de lembrar a velha Itália através de sua música, único resquício de lembrança que tinham do velho país. A emigração italiana na cidade começou por volta de 1875. 

Foto: Site Rádio Miriam
Nestes 138 anos de história da imigração, em pelo menos 100 anos a Banda Santa Cecília foi parte integrante e atuante ao levar a cultura, diversão e lazer aos nossos imigrantes e descendentes. No relato dos primeiros músicos, os integrantes da Banda se reuniam para ensaiar à noite com luz de velas e lampiões. O nome remete à padroeira dos músicos Santa Cecília. O maestro, Lino Pecatti, conta a trajetória da banda. 

Hoje a banda conta com 21 membros, em sua maioria por agricultores-autodidatas que, mesmo sem formação musical clássica, levam a cultura da música no coração. 

A programação do centenário da Banda Santa Cecília iniciou na sexta-feira com a abertura oficial e segue até o próximo domingo, dia 21 de abril. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário