sexta-feira, 8 de maio de 2015

Somos parte de uma mesma história

A Banda Santa Cecília concluiu no domingo, 03 de maio, as cinco apresentações do Projeto “Cent’Anni Di Música”, na Itália. Segundo o idealizador do Projeto Alvírio Tonet, que acompanhou a comitiva, todas as apresentações da Banda foram carregadas de emoções: “Não era possível saber se a emoção maior era dos músicos ou do público que estava assistindo. Esta emoção se justificava, pois nenhum dos integrantes da Banda havia estado na Itália como músico. Era perceptível a comoção que os mesmos sentiam ao ver o público também se emocionando, por estarem representando todos os membros que já passaram pela Banda, em especial os fundadores”, frisou Tonet. 

Apresentação na cidade de Porto Viro, Província de Rovigo
O Presidente Gilmar Marin destaca que todos os momentos foram únicos. “Ver o público se emocionar, ressalta a importância da Banda Santa Cecília ter preservado essa identidade cultural ao longo dos 102 anos de história”, destacou Gilmar. Na opinião do Pe. Mário Pasqual, que acompanhou a comitiva, a viagem foi um prêmio pelo centenário da Banda Santa Cecília. O religioso falou da forma carinhosa como a entidade e os músicos foram recebidos. “As pessoas gravaram com celulares e câmeras os momentos mais marcantes dos concertos” destacou o pároco de Nova Pádua que também lembrou a importância da visita à Pádua, Assis e à Igreja de Nossa Senhora da Saúde, essa em Veneza. 

No mesmo pensamento, o Presidente da Banda Santa Cecília afirmou que a viagem foi uma recompensa pelo trabalho realizado, não só pelos atuais membros, mas todos aqueles que contribuíram com empenho e amor para que a entidade chegasse aonde chegou. “O centenário comemorado em 2013 poderia ser entendido como o ápice da história, mas a viagem à Itália foi ainda maior”, resumiu ele. 

  Banda tocou na cidade de Fontaniva, após renovação do Gemelaggio
Para Alvírio, o Projeto foi de grande magnitude e positivo, fazendo com que os integrantes da Banda se sentissem visivelmente renovados para continuar no caminho que já estão trilhando, ajudando a manter a identidade de povo através da música. De acordo com o Prefeito Municipal de Nova Pádua Itamar Bernardi, que integrou a comitiva representando o município, e inclusive participando dos espetáculos tocando trompete, o projeto atingiu os objetivos propostos. “Nas apresentações, além do nome de Nova Pádua, a Banda conseguiu mostrar a parte afetiva que ainda existe entre o Brasil e a Itália. A Banda mostrou o trabalho, a fé e alegria do povo brasileiro”, sentenciou Bernardi. 

Para Tonet, a Banda, como entidade, estabeleceu laços institucionais com entidades associativas locais e órgãos públicos, o que favorece, para o futuro, a possibilidade de serem executados novos projetos e intercâmbios. Segundo ele, mesmo passados 140 anos da Imigração, o grupo da Banda Santa Cecília conseguiu com o “talian” manter um diálogo surpreendendo os venetos-italianos, que de pronto compreenderam a importância de reconhecer a língua como sendo uma herança cultural que temos, tanto mais que no grupo da Banda há vários componentes jovens, inclusive falando o próprio dialeto. “Esse projeto estimula e reforça a importância da continuidade e manutenção da língua veneta e da própria continuidade da história da Banda”, ressaltou o Presidente do COMVERS - Alvírio Tonet.

Segunda apresentação da turnê foi realizada na cidade de Grantorto
O vice-presidente da Associação Polesani Nel Mondo Marco Di Lello destacou o calor da acolhida ao ir pela primeira vez em Nova Pádua, que este espírito acolhedor o fez se empenhar tanto neste projeto, pois se sente entre amigos, face às ligações afetivas que criou com Nova Pádua. “Essa foi a primeira vez que a Associação Polesani Nel Mondo recebeu e hospedou uma banda musical, ressaltou ele, que há um ano foi presenteado com um CD da Banda e gostou do trabalho da mesma, mas que ouvi-la pessoalmente é muito melhor”, lembrou Marco. 

Alvírio Tonet destaca que o Projeto “Cent’Anni di Música” propiciou o mais alto nível de interrelações, proporcionando um reencontro entre duas nações diferentes, mas com o mesmo coração. Marco Di Lello espera fazer novos projetos com a colaboração da Banda, dizendo que acredita no trabalho da mesma em manter vivos os sentimentos e a cultura dos fundadores da Banda e antepassados imigrantes italianos que se estabeleceram em Nova Pádua. Para o chefe do Poder Executivo, quando os projetos são interessantes e podem dar frutos, a prefeitura estará de portas abertas para colaborar. “Espero que tenha continuidade e que possamos viabilizar futuros projetos com novas trocas de experiências”, espera Bernardi. 

Em Trechiana, concerto foi marcado pela emoção de músicos e público
Para Marco Di Lello, o valor da Banda, embora não composta por profissionais, é muito maior em face a sua história. Ela é especial e diferente, e que saber dessa história e não escutar somente a música faz compreender que a Banda, nos seus concertos, nas suas notas, tem muito mais que música, tem sentimento, o que os torna especiais, tendo sido um prazer estar com o grupo nos doze dias em que antecederam e ocorreram as apresentações”, frisou ele 

Marco também sinalizou no sentido de que tentará levar pelo menos um filme da Mostra de Cinema Italiano para Nova Pádua, num projeto que está em curso, e que já foi apresentado em vários países, ocasião em que espera contar com a participação da Banda para fazer a abertura da apresentação em Nova Pádua. 

Abertura do Projeto "Cent'Anni di Música" aconteceu em Loreo
Segundo o consenso geral dos membros da banda, o Projeto “Cent’Anni de Música” proporcionou a todos os envolvidos, além de grandes emoções e reencontros que fortaleceram a Banda como instituição, uma reflexão de que todos nós somos parte de uma mesma história, italianos natos e descendentes de imigrantes. 

A comitiva de Nova Pádua foi formada pelo Prefeito Municipal Itamar Bernardi, Presidente do Comitato Vêneto do Rio Grande do Sul Alvírio Tonet, familiares de alguns músicos, o padre Mário Pasqual, o jornalista Maicon Pan e a colaboradora da entidade Nair Panizzon Baroni. 

Por: Maicon Pan

Nenhum comentário:

Postar um comentário