quarta-feira, 20 de maio de 2015

A história da Imigração Italiana contada com fé e trabalho

Não é possível compreender a história da imigração italiana no Rio Grande do Sul sem considerar a religiosidade e a fé. Um dos pilares que impulsionou e sustentou a trajetória de homens e mulheres que saíram da Itália em busca de uma nova vida em terras estranhas foi a sua crença. 

Essa fé ainda permanece muito presente nos município da região onde primeiramente foram construídos os capitéis e depois as capelas. O contexto dessa espiritualidade é marcado por histórias de gratidão, superação e agradecimento. 


Nas apresentações na Itália, a Banda Santa Cecília na Itália entoou o canto “Lá Bella Domênica”, de autoria do Maestro Lino Pecatti, que conta o que acontecia no dia mais importante da semana, o domingo, onde toda a vida social gira em torno da religiosidade. A missa e as procissões permitem e oportuniza a convivência entre os amigos e o encontro nos finais da tarde. 

Para os imigrantes italianos, o trabalho foi essencial para superar os tempos difíceis e buscar a prosperidade. Os primeiros componentes da Banda eram todos colonizadores-agricultores que residiam em Nova Pádua, base que ainda é guardada hoje pela atual composição da Banda que é formada ainda por muitos agricultores e autodidatas que levam a cultura da música no coração. 

Por: Maicon Pan

Nenhum comentário:

Postar um comentário