sexta-feira, 1 de maio de 2015

Banda faz apresentação em Grantorto

Na segunda apresentação, a Banda esteve em Grantorto, na Província de Padova. O grupo foi recebido pela vice-prefeita Luisana e pelos assessores do município, Antônio, Carlino e Mauro. Após os representantes do município convidaram a comitiva para conhecer o museu particular do senhor Mauro Marcon, que tem um acervo com mais de dez mil itens que representam o cotidiano dos agricultores e famílias que habitavam Grantorto no século passado. 

Foto: Banda se apresenta no Teatro da cantorto
A comitiva ficou francamente impressionada com o acervo que continha entre suas peças itens e utensílios vistos e usados por eles próprios, a exemplo do desgranador de milho (máquina de moer milho), a falsa (foicinha), máquina de plantar milho de três saídas, basnador de pevero (moinho para pimenta), molinel de lin (ferramenta utilizada na manufatura de tecidos de linho), escardensa (cristaleira), caixa de farinhas, el brondo (panela grande), el fogolar (a panela ficava suspensa sobre o fogo), a caliera e mescola (a panela e colher com que fazia a polenta), el panaro (local onde se colocava a polenta), enfim, uma cozinha inteira, e todos os itens utilizados no trabalho da lida do campo. 

Foto: Trabalho realizado por Marco Marcon
Na apresentação, que ocorreu no teatro em frente à prefeitura, a vice-prefeita Luisana manifestou-se dizendo que a Banda leva a frente a cultura veneta dos imigrante e descendentes ensinando o dialeto aos filhos. A seguir, a Banda tocou o hino da Itália, e a apresentação iniciou com o maestro Lino Pecatti falando sobre a história da entidade, valorizou a oportunidade de conhecer a Itália, mostrando a alegria que a música representou aos primeiros imigrantes que chegaram a Nova Pádua, e que permanece até hoje. 

Foto: Gilmar Marin entrega placa  à vice-prefeita de Grantorto
Durante a apresentação, o público demonstrou sua emoção, por vezes cantando junto com a Banda canções como Merica Merica, e também “siqueris”. Ao final do espetáculo foram aplaudidos e cumprimentados pessoalmente pelos presentes. Dentre as manifestações, uma pessoa disse que a Banda o emocionou porque o fez lembrar de toda a sua própria história familiar. As manifestações seguiram ainda no sentido de que compreenderam a existência de um saudosismo da Itália carregada pelos integrantes da banda descendentes de italianos, e o orgulho desta descendência. Foi uma reflexão de que todos nós somos parte de uma mesma história, italianos natos e descendentes de imigrantes. 

Foto: Músicos visitaram o Monte Grappa
Pela parte da manhã, o grupo conheceu um pouco mais do Vêneto e sua história visitando o Monte Grappa, cenário da primeira guerra e que tem em seu cume um sacrário onde estão enterrados os soldados mortos na Guerra, muitos, senão a maioria, eram da região em torno ao Monte Grappa, região esta de onde saíram os imigrantes que se estabeleceram na Serra Gaúcha. Descendo o Monte, conheceram outro ponto estratégico nas guerras, a Ponte de Bassano, hoje “Ponte Degli Alpini”, tantas vezes cantada pela Banda. 

Hoje, 1º de maio, a apresentação será em Fontaniva-Padova, cidade esta que tem Gemelaggio com Nova Pádua.

Por: Maico Pan 

Nenhum comentário:

Postar um comentário