domingo, 3 de maio de 2015

Emoção e acolhimento marcaram a apresentação em Belluno

No penúltimo espetáculo, a Banda Santa Cecilia apresentou-se em Belluno, na cidade de Trichiana, com a presença de um numeroso e acolhedor público.
Desde a primeira música tocada pela Banda, o público demonstrou sua emoção e recordou da história das famílias que deixaram a Itália em busca de novas possibilidades de sobrevivência. A canção “Mérica Mérica” tocada pela Banda recebeu o coro da plateia. Ao final de cada canto, os calorosos aplausos do público foram sentidos pelos membros da banda que emocionados fizeram seu melhor espetáculo.

Foto: Acolhida calorosa com cenário preparado
A emoção e comoção foi visível de ambas as partes, plateia e banda, que verdadeiramente interagiram como em um reencontro entre pessoas que fizeram parte de uma mesma história. 

Bernardo Sonda, que presentou o público com suas histórias, manifestou sua emoção em representar o “tataranonno” Domenico Sonda, que foi um dos fundadores da Banda e que veio da Itália com três anos de idade, e seu bisavô Rugero Sonda, que tocou por mais de 50 anos na Banda. “Me sinto orgulhoso de eadiante essa história e de reencontrar minhas raízes”. Bernardo agradeceu o tio Lino por ter ensinado a estudar as partituras, tocar trompete e oportuniza-lo a apresentar-se em público”, destacou Bernardo, que também agradeceu a Banda pela oportunidade de estar na Itália mostrando o trabalho da entidade.

Foto: Teatro de Trichiana ficou lotado para ouvir a Banda
Para Rita Cristina Peccatti Daniel é indescritível a emoção de estar na Itália apresentando o trabalho de 102 anos da Banda, que culminou com as apresentações do Projeto “Cent’Anni di Musica”, na Itália. “Conseguimos mostrar que mantivemos o sentimento que nossos antepassados trouxeram da Itália. Fiquei emocionada por receber o afeto do público. Foi um encontro de gerações, marcado pela saudade dos antepassados de ambas as partes.

Foto: Maestro entrega CD ao Presidente do Coro Polifônico 
No final do concerto muitas foram as manifestações de agradecimento e de desejo de conhecer o Rio Grande do Sul, em especial Nova Pádua. As canções italianas entoadas pela Banda e o dialeto vêneto falado pelos integrantes da banda e público presente, convergiram para um reconhecimento de que, apesar da distância entre os dois países, ambos ainda estão unidos pelos laços da cultura veneta. 

A empatia foi tanta que após o espetáculo, a Banda e Coro Polifônico de Trichiana continuaram a entoar canções cantadas em comum entre os grupos.

Foto: Coro Polifônico de Trichiana homenageia Banda
Antes do espetáculo, a Banda conheceu a história e o local onde aconteceu, em 1963, o grande desastre que vitimou, estima-se, em torno de 2.500 pessoas na cidade de Longarone. A tragédia ocorreu porque houve a construção de uma barragem entre duas montanhas e quando a mesma encheu pela primeira vez aconteceu um grande deslizamento de terra da montanha para dentro da barragem, projetando toda a água em cima da cidade de Longarone, vitimando todos os moradores.

No retorno para Trichiana, onde a banda se apresentaria, foi feita uma visita institucional à sede da Associação Belunesi nel Mondo, que trabalha documentando e auxiliando os imigrantes beluneses espalhados pelo mundo. A Associação compila documentos escritos e imagens contando com o auxílio de todos os que tiverem em seus acervos pessoais informações sobre os imigrantes provenientes da província de Belluno.

Itamar Bernardi (E), Prefeita de Trichiana, Oscar De Bona e Marco Di Lello (D)
Se alguém tiver algum documento que quiser disponibilizar a digitalização poderá enviar para marco.crepaz@bellunesinelmondo.it , com a identificação de quem está enviando e do que se trata a imagem ou documento. Mais informações podem ser encontradas no endereço www.bellunoradici.net .

Estiveram presentes várias autoridades e entidades: Associação Bellunese nel Mondo, Presidente Oscar De Bona, Vice-Presidente dos Polesani nel Mondo Marco Di Lello, Prefeita de Trichiana Fiorenza Da Canal e o vice-prefeito, Coro Polifônico de Trichiana Presidente Paulo Gardenal, Família Ex-Imigranti Sinistra Piavi, Pro loco de Trichiana, Pároco da localidade Egidio Dal Magro, além das autoridades que acompanhavam a comitiva Prefeito Itamar Bernardi, Presidente do COMVERS – Comitato Vêneto do Estado do Rio Grande do Sul) Alvírio Tonet, pároco da paróquia Santo Antônio Pe. Mário Pasqual. Na cobertura do evento também esteve presente o senhor Antônio Luiz Piccoli da Rádio Viva Itália.

Itamar (E), Prefeito de Trichiana, Oscar De Bona e Alvírio Tonet (D)
Hoje, dia 03 de maio, a Banda realiza a sua última apresentação em solo italiano, na cidade de Porto Viro na Província de Rovigo. 

Por: Maicon Pan
Foto: Banda emocionou público presente no concerto de Trichiana

Nenhum comentário:

Postar um comentário