quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Banda participa da inauguração do Monumento do "Leão de São Marcos" em Santa Tereza

Na última terça-feira, 15 de novembro, a Banda Santa Cecília, representada por Nair Panizzon Baroni, Maicon Pan, Érica Panizzon Baroni e Alvírio Tonet, atual presidente Associação Veneta de Nova Pádua, ex-presidente e atual vice-presidente do COMVERS, participaram da Inauguração do Monumento do Leão de São Marcos, no Município de Santa Tereza. 

Durante a tarde foi realizada a Assembleia Extraordinária do COMVERS. Coordenada pelo presidente Ismael Rosset, a mesma foi realizada no Auditório da Prefeitura Municipal. 

No final da tarde, na Praça Central de Santa Tereza, com a ilustre presença do Governador do Vêneto - Itália, Luca Zaia, do Cônsul Geral da Itália em Porto Alegre, Nicola Occhipinti, que esteve em Nova Pádua quando celebrou os 130 Anos da Imigração Italiana no Município, do Consultor do Comvers, César Augusto Prezzi, além de autoridades políticas da região e do Estado. 

Pela primeira vez em 141 anos da imigração italiana, um governador do Vêneto visitou o Rio Grande do Sul. Na Praça Central, Zaia, participou da inauguração do quinto Leão do projeto “Leone nelle Piazze”.

O projeto iniciou em 2010 celebrando os 135 anos da imigração italiana, quando o presidente do COMVERS era Alvirio Tonet. Foram doados cinco Leões feitos pelo mesmo escultor, e que após a entrada no Brasil, descansaram por um tempo em Nova Pádua, onde ficaram até iniciar a distribuição aos nossos municípios de destino que tinham ‘gemellaggio’ com cidades do Vêneto - Itália. O primeiro deles foi colocado em Flores da Cunha. Os outros municípios que receberam a escultura foram Antônio Prado, Sobradinho e Ilópolis (todas em 2013). Três anos após, na cidade de Santa Tereza encerra-se o projeto Leone Nelle Piazze. 

Após os pronunciamentos, benção e inauguração do Leão de São Marcos, as entidades fizeram a entrega de mimos ao Governador Zaia. Representando a Banda Santa Cecília, Maicon Pan fez a entrega de folders institucionais da Banda, e entregues na Itália, quando a entidade participou do Projeto Cent’Anni di Música, em 2015. O Presidente da Associação Veneta de Nova Pádua, Alvírio Tonet fez a entrega da flâmula da Associação. 

O encerramento foi marcado por um jantar com as Delegações de outras cidades no Restaurante Mamma Gema, no Vale dos Vinhedos, com a participação das 44 associações que fazem parte do Comitato Veneto do RS (Comvers), do Consulado da Itália no Estado, além das mais diferentes entidades ligadas à cultura da imigração italiana. 

Texto: Maicon Pan 
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário