terça-feira, 20 de outubro de 2015

Com participação da Banda, filme “O Quatrilho” celebra 20 anos de seu lançamento

Hoje, dia 20 de outubro, comemora-se o duplo aniversário de O Quatrilho. São 30 anos da publicação do livro de José Clemente Pozenato, em 1985, e 20 da adaptação cinematográfica, em 1995. 

A Banda Santa Cecília de Nova Pádua fez uma participação de alguns músicos logo na início do filme que teve filmagens nas cidades de Caxias do Sul, Antônio Prado, Bento Gonçalves, Farroupilha e Carlos Barbosa. 


Em 1996 o filme O Quatrilho concorreu ao Oscar como melhor filme estrangeiro, chamando a atenção de cineastas do mundo inteiro. Confira acima a reportagem completa da CNT.

Sobre o Filme 
O Quatrilho é um romance do escritor gaúcho José Clemente Pozenato, escrito em 1985 e adaptado para o cinema dez anos depois. Como plano de fundo da obra, narra-se a vida de descendentes de imigrantes italianos para o Rio Grande do Sul. 

O Quatrilho, de José Clemente Pozenato, mesmo não sendo um documento histórico, faz com que possamos entender um pouco mais sobre a cultura italiana, e sobre o contexto da imigração no Brasil.


Os italianos saíram de seus lugares de origem em busca de uma vida melhor, e aqui se depararam com grandes dificuldades, como a questão da procura por terras e a dificuldade na sua subsistência, mas jamais deixaram de lado a sua alegria e seus costumes. 

Tanto a literatura quanto o filme mostram as peculiaridades da cultura italiana: a produção da farinha de milho, a preferência por polenta, a tradição do filho mais velho procurar novas terras quando os mais novos casarem, a também tradição da mulher, quando casada, ir morar com os sogros, enfim, as peculiaridades dessa cultura que foram trazidas da Itália com seus imigrantes e adaptadas às novas moradias. 

Por: Maicon Pan

Nenhum comentário:

Postar um comentário