segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Banda participa do encontro da Família Bordin

Durante o domingo, 11 de outubro, a Banda Santa Cecília participou do Encontro da Família Bordin que foi realizado em Nova Pádua. Estiveram presentes descendentes vindos de várias cidades do Rio Grande do Sul, além de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. 

Em Nova Pádua, Banda abrilhantou o encontro da Família Bordin
Durante a manhã, a Banda Santa Cecília participou da inauguração de um memorial da família, construído especialmente para o encontro na Linha 40 onde se instalou a primeira Família Bordin. 

Na ocasião a Banda tocou o Hino Nacional Brasileiro, o Hino Riograndense e o canto Il Sírio. Na missa festiva, celebrada na Igreja Matriz de Nova Pádua, a Banda tocou alguns andantes. No Salão Paroquial a entidade animou o almoço festivo. A boa música se estendeu durante a tarde animando os descendentes da Família Bordin.

História da Família Bordin (Retirado do blog Memória, do Jornalista Rodrigo Lopes) 

Giovanni Bordin, o tronco da família Bordin, nasceu em Onigo, Itália, em 1822 e, em 1887, saiu do porto de Genova a bordo do navio Giulio Mazino rumo ao Brasil. Trouxe junto os dois filhos homens (Giuseppe Francesco, 35 anos, e Pietro Andrea, 30, ambos casados e com filhos) e uma filha solteira, Emilia, de 17 anos.


No total, Giuseppe Francesco e Amabile Ferracin (foto acima) tiveram 11 filhos. Cinco vieram da Itália (Faustina, Remiglio, Amalia, Giacintho e Angelica), seis nasceram no Brasil (Ernesta, Maria, Regina, Atilio, Otavio e Honorato).

Em 1888, após estabelecerem-se em Travessão Alfredo Chaves, na XVI Légua na Linha 40, pertencente a Caxias do Sul, os Bordin dedicaram-se às culturas de milho, feijão, arroz e mandioca. Posteriormente, investiram na indústria de erva-mate e na criação de suínos.

Por: Maicon Pan .

Nenhum comentário:

Postar um comentário