quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Banda anima 5º Encontro da Família Menegat

O Município de Nova Pádua sediou nos dias 24 e 25 de outubro, o V Encontro da Família Menegat. O evento teve uma ampla programação e recordou a trajetória iniciada há 129 anos, em 1886. 

A Banda Santa Cecília marcou presença animando a Festa da Família. Durante a manhã, a Banda participou da reinauguração simbólica do monumento alusivo aos 120 anos da presença dos Menegat no Brasil. O mesmo foi inaugurado em 2006, quando ocorreu o 1º encontro da Família.

Foto: Banda na reinauguração do monumento da Família Menegat
Logo em seguida, a Banda também marcou presença na missa celebrada na Igreja Matriz de Nova Pádua. O reverendo Pe. Mário Pasqual enalteceu a devoção trazida pelos imigrantes, indispensável para enfrentar as dificuldades do dia a dia.

Ao meio dia foi servido o almoço tradicional no Salão Paroquial. A Banda como é de costume, animou a tarde dos descendentes da Família Menegat com uma boa música que recordando da Itália, de onde saíram as primeiras famílias Menegat com destino a América. 

A origem 
Os casais de imigrantes italianos Francesco Menegat e Giovanna Rento, Pietro Menegat e Maria Piazza e Giovanni Menegat e Domênica Sonda partiram da região do Vêneto com destino ao Brasil, mais especificamente à região de Nova Pádua.

Francesco e Pietro partiram de Pedavena, enquanto Giovanni era oriundo de Cesiomaggiore. Alguns filhos de Francesco e Giovanna estabeleceram-se em Nova Pádua, outros foram para Cacique Doble, São José do Ouro, Erechim e São Marcos.

Já os descendentes de Pietro e Maria migraram para Nova Roma do Sul e, posteriormente, para a região de Erechim. Por fim, os de Giovanni e Domenica rumaram a Paraí, Erechim e Videira (SC).

Com as ramificações, os netos e bisnetos dos imigrantes acabaram espalhando-se por várias cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso, o que permite afirmar que existam descendentes da Família Menegat vivendo em boa parte dos estados do país. Na sequência abaixo, as várias gerações da família. 

Por: Maicon Pan

Nenhum comentário:

Postar um comentário