terça-feira, 20 de abril de 2021

Banda Santa Cecília de Nova Pádua completa 108 anos

No dia 20 de abril de 1913 era fundada a Banda Santa Cecília, com o objetivo de trazer um pouco de alegria em meio a tantas dificuldades enfrentadas pelos imigrantes. Na época, a pequena colônia era o 4º Distrito de Caxias do Sul, passando a 2º Distrito de Flores da Cunha e conquistando a municipalização em 1992, tornando-se município. São 108 anos marcados pela música e que hoje fazem da entidade um patrimônio histórico e cultura de Nova Pádua.

A presidente Rita Cristina Pecatti Daniel ressalta o sentimento de gratidão ao fazer parte da entidade. “Nesta data em que a banda comemora 108 anos, fica o meu agradecimento aos músicos que nos antecederam, que acreditaram e fundaram a banda, para que a mesma espalhasse alegria e amenizasse a saudade que os músicos tinham de sua terra e de seus familiares que ficaram na Itália”, recordou Rita. 

 “Tenho um sentimento de respeito e admiração aos atuais músicos que carregam a entidade no coração e fazem da banda um espaço de alegria. Obrigado por encontrarem tempo para os ensaios e apresentações. São 108 anos de atividades ininterruptas, que consagram a Banda Santa Cecília de Nova Pádua como a mais antiga do Rio Grande do Sul. A banda exerce a função de manter e exaltar a nossa cultura italiana”, conclui a presidente.

O músico Lino Peccati tem 52 anos dedicados à Banda e 45 deles como maestro. Lino destaca a importância da Banda Santa Cecília no entretenimento da comunidade paduense. “Nestes 108 anos, a Banda se manteve viva graças ao amor de seus componentes pela música e segue sendo passado de geração para a continuidade desta entidade”, frisou Peccati.

A entidade participou dos principais momentos da história de Nova Pádua e da região. A entidade recepcionou até mesmo presidentes da república. “Nestes 108 de história, a Banda Santa Cecília de Nova Pádua animou festas religiosas e civis, fez homenagens a prefeitos, deputados, embaixadores, ministros, bispos, sacerdotes e inúmeras autoridades que visitaram Nova Pádua. Além disso, marcou presença nas despedidas de pessoas ilustres da história do Município.

Peccati afirma que a Banda Santa Cecília é de Nova Pádua. “Ela está presente para servir o povo de Nova Pádua”, finaliza Lino. Hoje a banda é composta por 21 músicos, tem como maestro Lino Peccati e é presidida por Rita Cristina Pecatti Daniel. 

ATUAIS MEMBROS DA BANDA SANTA CECÍLIA DE NOVA PÁDUA:
Alexandre Alessi 
Aline Pecatti 
Eduardo Vazzaro 
Elimar Marin 
Evandro Fabian 
Fabio Loro 
Geovana Pecatti Daniel 
Gilmar Marin 
Ivo Bisinella 
Joel Panizzon 
Jucimar Luiz Salvador 
Lino Pecatti 
Luiz Carlos Marcante 
Marcelo Pecatti 
Marta Bisinella Pecatti 
Morgana Salvador Decosta 
Neris Marin 
Nestor Pecatti 
Próspero Menegat 
Rita Cristina Pecatti Daniel 
Roberta Galiotto Salvador

Por: Maicon Pan

Nenhum comentário:

Postar um comentário