Na sexta-feira, dia 28 de agosto, a Banda Santa Cecília participou do lançamento do livro: Nova Pádua – O Pequeno Paraiso em Foco: Um Retrato de Nossa Gente. O evento foi realizado no Salão Paroquial de Nova Pádua.
O livro foi escrito pelos alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Luiz Gelain, com o apoio dos professores, a coordenação do Presidente da 13ª Feprocol e vice-prefeito Ronaldo Boniatti e a organização do escritor Flávio Ferrarini.
O livro esta dividido em dez capítulos norteados por pontos específicos da história e características de Nova Pádua: São temas do livro: as comunidades; a igreja e o campanário; a Banda Santa Cecília; o Belvedere Sonda; as personalidades paduenses; a educação; o esporte e o lazer; a Feprocol; os fatos curiosos e provérbios e a emancipação política.
O capitulo 8 foi dedicado à Banda Santa Cecília: a Banda mais antiga do Estado. Teve como coordenadora a professora Janaína Vasques Figueiredo e o material foi produzido pelos alunos Geovana Daniel, Guilherme Lusa, Júlia Sonda, Morgana Decosta, Natália Daniele e Thais Sonda.
Livros foram distribuídos aos alunos e pessoas presentes |
O capítulo retrata a escolha do nome da Banda. Os primeiros músicos e associados decidiram pelo nome de Santa Cecília por ser a padroeira dos músicos. O primeiro emblema da Banda também foi um dos subtítulos do capítulo.
A festa dos 70 anos de história da Banda foi tema de estudo dos alunos. Em março de 1983, para comemorar a data, foi organizado um Festival Estadual de Bandas.
Dando continuidade, o capítulo lembra o ingresso da primeira mulher na Banda. Maria de Lurdes Calgaro Bezzutti fez primeira apresentação como musicista no dia 11 de novembro de 1990. Posteriormente foi a irmã Marilita Calgaro que ingressou na Banda e com o passar dos anos assumiu como Presidente da entidade.
O centenário da Banda Santa Cecília ocupou grande destaque no 8º capitulo e relembra a programação toda especial com participação da Orquestra Sinfônica da UCS. A abertura foi realizada no Belvedere Sonda com a presença de várias autoridades municipais, da região e estaduais.
Durante o evento, a Banda fez a execução inédita do Hino do Centenário, composto pelo maestro Lino Pecatti especialmente para as comemorações. No dia 25 de abril, a Câmara Municipal de Vereadores prestou uma homenagem à Banda com a realização de uma sessão solene.
Também foi resgatada a homenagem que a Entidade recebeu na Assembleia Legislativa do Estado no dia 04 de junho de 2014. De autoria da Deputada Maria Helena Sartori, a homenagem foi marcada pelos pronunciamentos dos líderes de bancada que destacaram a trajetória da Banda Santa Cecília.
O Presidente do Parlamento Gaúcho Pedro Westhalen convidou o maestro para reger a Banda que executou o hino do Rio Grande do Sul e Mérica Mérica, em homenagem à imigração italiana.
Alunos, professores e direção da Escola Luiz Gelain com o livro |
No evento, a Banda e o Coral Santa Cecília fizeram uma homenagem ao escritor Flávio Ferrarini, incentivador da entidade.
Flávio Luiz Ferrarini nasceu no Travessão Paredes no dia 5 de agosto de 1961. Primogênito de Argentino Ferrarini e Ernesta Vazatta Ferrarini, depois vieram as irmãs Margarete e Medeleine. Flávio casou-se em 1987 com Rosane Mascarello Ferrarini e desta união nasceu o filho Roger.
Escritor e publicitário era o organizador da obra |
A vida de Flávio foi dedicada principalmente em ajudar as pessoas e em projetos voluntários e principalmente palestras escolares.
Depois da entrega de um exemplar do livro: Nova Pádua - O Pequeno Paraiso em Foco: Um Retrato de Nossa Gente, para cada aluno que participou do projeto, a Banda Santa Cecília encerou o evento com o canto Amigos para Sempre como forma de recordar o saudoso amigo Flávio Luis Ferrarini.
Por: Maicon Pan
Nenhum comentário:
Postar um comentário