quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Banda Santa Cecília na inauguração do prédio da Subprefeitura de Nova Pádua

O trabalho do blog da Banda Santa Cecília é resgatar a história desta entidade centenária. O livro: Heitor Curra – Um cidadão Florense – Vida e Obra, dos autores Evandro Luiz de Oliveira e Lourdes Curra, que contribui com esse resgate. 

Na página 170, o livro traz uma foto com alguns membros da Banda Santa Cecília na inauguração do prédio da Subprefeitura de Nova Pádua. Os créditos da foto são de Geremia - Caxias. 

Foto mostra a data de inauguração da Subprefeitura de Nova Pádua
Para os escritores Evandro Luiz de Oliveira e Lourdes Curra, o objetivo do livro é apresentar fatos da vida de Heitor Curra em Nova Trento, (1899 até 1941), durante o período em que lá esteve estabelecido, abordando dados de sua trajetória social, política, e, posteriormente, o seu afastamento da vida pública, e a vivência da nova fase em Caxias do Sul (1941 até 1973).

O livro é dividido em quatro partes: I) – Heitor Curra, um cidadão Florense: um filho de imigrantes italianos; II) – Emancipação de Nova Trento; III) – Envolvimento de Heitor Curra com a política; e IV) – O afastamento de Heitor Curra da política. 

Nascido em Nova Trento, Heitor Curra estudou e trabalhou em diversas cidades, desempenhando várias atividades. Constituiu família com Ignez Clementina Jaconi e desta união, nasceram quatro filhos: Nestor, Humberto Pedro, Lourdes e Heitor Filho. 

Obra foi lançada no ano de 2006
Heitor Curra foi nomeado prefeito de Flores da Cunha em 1933, permanecendo no cargo até 1941, quando é afastado do cargo, a seu pedido, para exercer a atividade de Escrivão do Cívil, e Crime, Júri e Execuções Criminais, em Caxias do Sul. 

Durante a sua gestão administrativa, foram construídos dos prédios de alvenaria para as sedes do 2º Distrito de Nova Pádua e o 3º Distrito de Otávio Rocha. Os mesmos foram pagos com recursos do Município florense. Além dos prédios já mencionados, foi construída, também, uma cadeia municipal. 

Por: Maicon Pan

Nenhum comentário:

Postar um comentário