sexta-feira, 17 de abril de 2015

Na Itália, Banda participa do Projeto “Cent’Anni di Musica”

No mês de abril, a Banda Santa Cecília de Nova Pádua viaja à Itália entre os dias 23 de abril e 05 de maio. Durante onze dias estão agendadas cinco apresentações nas cidades de Loreo-RV, Fontaniva-PD, Gran-Torto-PD, Belluno e Porto Viro-RV. 

Foto: Divulgação
O objetivo deste Projeto é fortalecer o gemellaggio entre as cidades irmãs de Nova Pádua e Fontaniva-PD-Itália, com a apresentação da Banda Santa Cecília que terá então completos 102 anos de história levando música e mantendo a cultura herdada dos imigrantes italianos que colonizaram o município. 

Para viabilizar esse Projeto, a Prefeitura Municipal de Nova Pádua concedeu um auxílio financeiro à Banda Santa Cecília para fins de pagamento de parte das passagens aéreas dos seus componentes (o restante será pago com recursos próprios da instituição). O projeto foi apresentado pela Comune de Fontaniva-PD ao governo do Vêneto sendo que este oferecerá a hospedagem e transporte para os componentes da Banda Santa Cecília. 

Foto: Divulgação
A viajem à Itália se apresenta como uma oportunidade importante e significativa para a troca dos conhecimentos. O projeto pretende fortalecer os laços culturais e históricos entre as cidades do gemellaggio proporcionando a aproximação do velho mundo com o novo mundo, visando o fortalecimento e a manutenção da história da Banda Santa Cecília que em sua identidade artística guarda a velha cultura herdada dos avós e fundadores da Banda. 

Nas apresentações, a Banda mais antiga do Estado do Rio Grande do Sul fará um resgate da história da imigração com canções que relembram a partida, trajetória e chegada dos imigrantes italianos.

Foto: Arquivo Pessoal
De acordo com o Maestro Lino Pecatti, a Banda entoará músicas tocadas nos filós que traduzem as recordações e sentimentos de quem deixou a Itália em busca de novos horizontes. “A Banda Santa Cecília costuma tocar canções que retratam o trabalho, os costumes e a religião do nosso imigrante que ainda são muito valorizadas”, antecipou Pecatti. 

Além das apresentações, a Banda Santa Cecília também estará fazendo um passeio por Roma, visitando seus monumentos como a romântica Fontana de Trevi, o Pantheon, a Piazza Navona, o Fórum Romano, o Circo Máximo e o Coliseu.

Foto: Divulgação
Em Roma, a Banda terá um dia exclusivo para visitar o Vaticano. A visita ao maior templo da religiosidade cristã começará pela Praça São Pedro, visita à Basílica de São Pedro, onde se encontra a Pietá, tumulo do Papa João Paulo II. A continuação do passeio poderá proporcionar uma visita ao Moises de Michelangelo e a Basílica de Santa Maria Maior. 

No dia 27 de abril, a comitiva de Nova Pádua visitará Assis, passando pela Basílica S. Maria degli Angeli, após visita as Basílicas, com seus magníficos afrescos realizados por Giotto e Cimabue, e a tumba do Santo.

Foto: Cátia P. Tonello
Depois da série de cinco apresentações, antes do embarque para o Brasil, os músicos e autoridades farão um passeis por Veneza para conhecer alguns pontos turísticos como: Piazza San Marco, Basílica de San Marco, Campanile (Torre Veneziana), Palazzo Ducale, Grande Canal entre outros. 

A expectativa é de que seja uma viagem de troca de conhecimentos para todas as pessoas que já estão confirmadas na comitiva. Espera-se uma experiência única de reencontro com o país de onde vieram nossos antepassados e onde iniciou a nossa própria história.

Foto: Luizinho Bebber
Confira as datas e locais das apresentações da Banda Santa Cecília 
Dia 29 de Abril – Cidade de Loreo, Província de Rovigo; 
Dia 30 de Abril – Cidade de Grantorto, Província de Padova; 
Dia 1º de Maio – Cidade de Fontaniva, Província de Padova; 
Dia 2 de Maio – Cidade de Trichiana, Província de Belluno;
Dia 3 de Maio – Cidade de Porto Viro, Província de Rovigo. 

Texto: Maicon Pan 

Nenhum comentário:

Postar um comentário