quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Encontrado o registro da 1ª apresentação da Banda Santa Cecília

Foi publicado no Jornal Città di Caxias, do dia 1º de dezembro de 1913, o registro da primeira apresentação da Banda Santa Cecília em público no dia 21 de novembro, na Festa de Nossa Senhora da Saúde. 

O registro feito por Bôrtolo Bigarella com data de 23 de novembro de 1913 fala da novíssima Banda Paroquial que tinha como maestro o Sr. Parise, que ficou à frente da entidade entre os anos de 1913 e 1920. 

Neste final de semana, Nova Pádua celebra a festa da padroeira Nossa Senhora da Saúde com a presença da Banda Santa Cecília, que vai participar da missa festiva, da procissão com a imagem de Nossa Senhora e ao meio dia animará o almoço festivo no salão paroquial.

A banda foi fundada no dia 20 de abril de 1913 e conforme o registro acima fez a sua primeira apresentação em público sete meses depois. No domingo, dia 22 de novembro, a Banda mais antiga do Rio Grande do Sul comemora os 102 anos da primeira apresentação e por coincidência, comemorando a festa da padroeira Nossa Senhora da Saúde. 

Vida longa à Banda Santa Cecília, abençoada por Nossa Senhora da Saúde! 

Por: Maicon Pan

Nenhum comentário:

Postar um comentário