terça-feira, 24 de novembro de 2015

Dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos

No domingo, 22 de novembro, a Igreja celebrou o dia de Santa Cecília, padroeira da música e dos músicos e que deu nome a Banda Santa Cecília de Nova Pádua.

O cardeal brasileiro Dom Paulo Evaristo Arns definiu a vida da Mártir Santa Cecília com a frase: a música, que eleva a palavra e o sentimento até a sua última expressão humana, interpreta o nosso coração e nos une ao Deus de toda beleza e Bondade. 

A Igreja ocidental, como a oriental, tem grande veneração pela Mártir. O ofício de sua festa traz como antífona um tópico das atas do martírio de Santa Cecília, as quais afirmam que a Santa, nos festejos do casamento, ouvindo o som dos instrumentos musicais, teria elevado o coração a Deus nestas piedosas aspirações: “Senhor, guardai sem mancha meu corpo e minha alma, para que não seja confundida”. 

Desde o século XV, Santa Cecília é considerada padroeira da música sacra e dos músicos. Sua festa é celebrada no dia 22 de novembro, dia da música e dos músicos. 

ORAÇÃO À SANTA CECÍLIA 
Ó gloriosa Santa Cecília, apóstola da caridade e espelho de pureza. Por aquela fé esclarecida, com que afrontastes os enganosos deleites do mundo pagão, alcançai-nos o amoroso conhecimento das verdades cristãs, para que conformemos a nossa vida com a santa lei de Deus e da Igreja. Revesti-nos de inviolável confiança na misericórdia de Deus, pelos merecimentos infinitos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Dilatai o nosso coração para que, abrasados do amor de Deus, não nos desviemos jamais da salvação eterna. Gloriosa padroeira nossa, que os vossos exemplos de fé e de virtude sejam para todos nós um brado de alerta para que estejamos sempre atentos à vontade de Deus na prosperidade como nas provações, no caminho do céu e na salvação eterna. Amém. 

Por: Maicon Pan

Nenhum comentário:

Postar um comentário