quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Enlutada, Banda se despede do músico Casemiro Gelain

Nesta quarta-feira, 25 de novembro, a Banda Santa Cecília de Nova Pádua se despede de Casemiro Gelain, que dedicou 50 anos de sua vida à Banda e Coral Santa Cecília.

A história de Casemiro na Banda Santa Cecília iniciou no ano de 1945, quando foi convidado pelo pai Luiz Gelain (maestro da Banda entre 1920 e 1969) para estudar teoria da música para posteriormente fazer parte da entidade.

Casemiro completaria 94 anos no dia 13 de dezembro
Junto com a Banda e o Coral Santa Cecília, Casemiro se apresentou em festas religiosas e cívicas em Nova Pádua, Flores da Cunha, Caxias do Sul, municípios do Rio Grande do Sul e até fora do Estado.

Por ocasião da gravação do documentário da Banda, Casemiro concedeu uma entrevista no início de 2013, no pátio de sua residência no Travessão Mutzel. Durante a conversa, Casemiro destacou o prazer de colocar em pratica o dom recebido de Deus. Essa era uma forma que tinha de passar alegria às pessoas que faziam parte de sua vida.

Na mesma entrevista, Casemiro agradecia pela vida e a família que tinha. Gelain agradecia o dom da música que Deus o havia abençoado e pela oportunidade de ter doado grande parte de seu tempo em favor de alegrar as pessoas. “Faria tudo de novo por que tudo isso me trouxe grande fé”, finalizava Gelain.

Casemiro, 4º da esquerda para a direita, com os colegas de Banda
Filho de Luiz Gelain e Rosa Pilatti, Casemiro nasceu no dia 13 de dezembro de 1922 no Travessão Bonito. Casemiro estudou na Escola Estadual do Travessão Bonito e teve o privilégio de ter como professor o próprio pai Luiz Gelain.

Em 1944, Casemiro prestou Serviço Militar e no ano casou-se com Eda Sonda Gelain. Desta união nasceram 13 filhos, vieram os netos e bisnetos para formar uma família numerosa que era a razão de muita alegria para este músico que parte para a eternidade, mas deixa entre os familiares e amigos o espírito jovial e alegre.

Mùsico Casemiro Gelain, no centro, na primeira fila
A Banda Santa Cecília se despede de mais um músico que ajudou a escrever a história da entidade sempre com muito empenho e talento todo especial para a música.

A Banda Santa Cecília agradece o trabalho e dedicação que nos deixará recordações de sensibilidade, afeto e carisma. Será eterno na lembrança e nos corações dos amantes da música. Descanse em paz.
Por: Maicon Pan

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Banda abrilhantou a festa de N. Sra.ª da Saúde

No final de semana em que a Banda comemorava 102 Anos da primeira apresentação em publico, conforme registro do Jornal Cittá di Caxias, a Banda Santa Cecília participou da programação religiosa e social da Festa em honra a Nossa Senhora da Saúde.
 
Banda na procissão com a imagem de N. Sra.ª da Saúde
A programação iniciou com a celebração da missa festiva que contou com a participação da Banda e do Coral Santa Cecília. A missa foi celebrada pelo Pe. Mário Pasqual. Durante a celebração a Banda tocou um andante na procissão de entrada na Igreja Matriz e um andante durante a consagração.
 
Na homilia, o celebrante lembrou a vida de Nossa Senhora e a visita à Basílica de Nossa Senhora da Saúde na cidade de Veneza na Itália por ocasião da viagem da Banda Santa Cecília que participou do Projeto "Cent'Anni di Musica".
 
Misssa festiva foi celebrada na Igreja Matriz de Nova Pádua
“No último dia da viagem, quando a Banda encerrou seus compromissos, a comitiva visitou a cidade de Veneza e antes de retornar para a cidade de Rovigo, visitou a Basílica de Nossa Senhora da Saúde para agradecer e pedir saúde do corpo e do espírito”, recordou o Pe. Mário.
 
Finalizada a missa, a Banda acompanhou a procissão com a imagem de Nossa Senhora da Saúde pelas ruas centrais de Nova Pádua. Antes de ser servido o almoço colonial, a Banda entoou o canto “Ave Maria”.
 
Banda Santa Cecília animou o almoço colonial no Salão Paroquial
Durante a tarde a banda continuou animando os devotos e demais pessoas que participarem da Festa de Nossa Senhora da Saúde, assim como havia feito no dia 21 de novembro de 1913 quando se apresentou em público pela primeira vez, também participando da Festa em honra a padroeira de Nova Pádua.
 
Por: Maicon Pan

Dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos

No domingo, 22 de novembro, a Igreja celebrou o dia de Santa Cecília, padroeira da música e dos músicos e que deu nome a Banda Santa Cecília de Nova Pádua.

O cardeal brasileiro Dom Paulo Evaristo Arns definiu a vida da Mártir Santa Cecília com a frase: a música, que eleva a palavra e o sentimento até a sua última expressão humana, interpreta o nosso coração e nos une ao Deus de toda beleza e Bondade. 

A Igreja ocidental, como a oriental, tem grande veneração pela Mártir. O ofício de sua festa traz como antífona um tópico das atas do martírio de Santa Cecília, as quais afirmam que a Santa, nos festejos do casamento, ouvindo o som dos instrumentos musicais, teria elevado o coração a Deus nestas piedosas aspirações: “Senhor, guardai sem mancha meu corpo e minha alma, para que não seja confundida”. 

Desde o século XV, Santa Cecília é considerada padroeira da música sacra e dos músicos. Sua festa é celebrada no dia 22 de novembro, dia da música e dos músicos. 

ORAÇÃO À SANTA CECÍLIA 
Ó gloriosa Santa Cecília, apóstola da caridade e espelho de pureza. Por aquela fé esclarecida, com que afrontastes os enganosos deleites do mundo pagão, alcançai-nos o amoroso conhecimento das verdades cristãs, para que conformemos a nossa vida com a santa lei de Deus e da Igreja. Revesti-nos de inviolável confiança na misericórdia de Deus, pelos merecimentos infinitos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Dilatai o nosso coração para que, abrasados do amor de Deus, não nos desviemos jamais da salvação eterna. Gloriosa padroeira nossa, que os vossos exemplos de fé e de virtude sejam para todos nós um brado de alerta para que estejamos sempre atentos à vontade de Deus na prosperidade como nas provações, no caminho do céu e na salvação eterna. Amém. 

Por: Maicon Pan

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Encontrado o registro da 1ª apresentação da Banda Santa Cecília

Foi publicado no Jornal Città di Caxias, do dia 1º de dezembro de 1913, o registro da primeira apresentação da Banda Santa Cecília em público no dia 21 de novembro, na Festa de Nossa Senhora da Saúde. 

O registro feito por Bôrtolo Bigarella com data de 23 de novembro de 1913 fala da novíssima Banda Paroquial que tinha como maestro o Sr. Parise, que ficou à frente da entidade entre os anos de 1913 e 1920. 

Neste final de semana, Nova Pádua celebra a festa da padroeira Nossa Senhora da Saúde com a presença da Banda Santa Cecília, que vai participar da missa festiva, da procissão com a imagem de Nossa Senhora e ao meio dia animará o almoço festivo no salão paroquial.

A banda foi fundada no dia 20 de abril de 1913 e conforme o registro acima fez a sua primeira apresentação em público sete meses depois. No domingo, dia 22 de novembro, a Banda mais antiga do Rio Grande do Sul comemora os 102 anos da primeira apresentação e por coincidência, comemorando a festa da padroeira Nossa Senhora da Saúde. 

Vida longa à Banda Santa Cecília, abençoada por Nossa Senhora da Saúde! 

Por: Maicon Pan

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Banda participa da celebração de finados

Na última segunda-feira, 02 de novembro, a Banda Santa Cecília participou da missa do dia de finados celebrada no Cemitério Municipal de Nova Pádua pelo reverendo Pe. Mario Pasqual. 

A missa contou com a participação da Banda e Coral Santa Cecília que animaram a celebração.

Foto/Divulgação: Cesar Augusto Menegat
O dia de finados é celebrado pela igreja católica no dia 2 de novembro. Neste dia, os cristãos costumam visitar o túmulo de seus entes queridos e rezar pela alma deles, assim como também participam de missas para rezar por aqueles que já partiram dessa vida. 

De acordo com historiadores, o dia 2 de novembro não foi escolhido por acaso, pois no dia 1º de novembro é celebrado o Dia de Todos os Santos, fazendo com que também seja prestada uma homenagem a aqueles que morreram em estado de graça, mas não receberam a canonização. 

Por: Maicon Pan