Na segunda-feira, 20 de junho, Alvírio Tonet, Presidente da Associação Vêneta de Nova Pádua – AVENP e Gilmar Marin, Presidente da Banda Santa Cecília convidaram os vereadores de Nova Pádua para participarem do Filó comemorativo aos 130 anos da imigração italiana em Nova Pádua.
Os presidentes das entidades que promovem o evento destacaram a importância de envolver as Escolas com o objetivo de manter vivo o “talian”. A escola Luiz Gelain trabalha em três categorias: uma oração em italiano, a construção de uma história e a elaboração de um monumento que simbolize a imigração para Nova Pádua.
Tonet afirma que será recolocado o “brondo della polenta” como monumento da imigração que terá um ato de reinauguração deste símbolo na Praça Dom Júlio Scardovelli. Gilmar destacou a programação do Filó que acontece no salão paroquial, como o filó, com comidas típicas da época, uma pequena encenação para recordar como foi a chegada as primeiras famílias no Municipio.
“Durante o filó teremos a apresentação do humorista Edgar Maróstica com o show intitulado “della bodega”. Hoje, na língua veneta, no “talian” é um dos melhores humoristas do Estado”, frisou Alvírio, que ainda destacou a apresentação da Banda Santa Cecília com uma adaptação do espetáculo apresentado na Itália.
Gilmar e Alvírio explicaram a criação e produção do material de divulgação do evento. “No dia 02 de julho queremos deixar um marco na história de Nova Pádua. Essa data ficará como referencia da imigração italiana”, finalizou Alvírio.
Ao final da conversa, os presidentes das entidades que promovem o evento, entregaram o cartaz de divulgação ao Presidente da Câmara de Vereadores Léo Sonda.
Por: Maicon Pan
Nenhum comentário:
Postar um comentário