terça-feira, 17 de maio de 2016

Banda anima a festa em honra ao padroeiro dos agricultores

No domingo, dia 15 de maio, a Banda Santa Cecília marcou presença na festa do Travessão Santo Isidoro, em honra ao patrono dos lavradores. A entidade participou da missa festiva e ao meio dia animou o almoço serviço no salão da comunidade. 

Que os homens do campo, lavradores e agricultores, a exemplo de Santo Isidoro, façam do seu trabalho diário um meio perfeito de santificação. E que Santo Isidro interceda por todos quantos tiram a terra o seu sustento e o alimento de milhares de mesas. 

Banda apresentou-se na festa em honra à Santo Isidoro
História de Santo Isidoro 
Santo Isidoro nasceu em Madri, na Espanha, numa família muito pobre. Enquanto a mão de Isidoro dirigia o arado, o coração estava elevado em Deus, seu olhar era iluminador e suas palavras cheias de ternura e mansidão. 

Isidoro casou-se com Maria Turíbia que em tudo se parecia com seu santo esposo. O único filho do casal morreu ainda criança, e logo em seguida morre Maria Turíbia, com fama de santidade. 

Certo dia enquanto Isidro detinha-se em sua contemplação e oração, seu patrão foi a campo e testemunhou o grande prodígio, de ver um anjo arando a terra. Isidro adoeceu gravemente e com exatidão predisse a sua morte, para a qual se preparou com todo o zelo. Isodoro faleceu no dia 11 de maio de 1170, com 60 anos. Isidro foi canonizado em 1622 pelo Papa Paulo V. 

Por: Maicon Pan

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Projeto “Cent’anni di Musica” completa um ano

No início de maio, completou um ano da viagem que a Banda Santa Cecília de Nova Pádua fez à Itália, onde participou do Projeto “Cent’anni di Música”. 

Em Loreo-RV, Fontaniva-PD, Grantorto-PD, Belluno-BL e Porto Viro-RV, a Banda Santa Cecília fez um resgate da história da imigração com canções que relembraram a partida, trajetória e a chegada dos imigrantes italianos à serra gaúcha. 

Material que foi distribuído na Itália mostra o histórico da entidade
O objetivo do Projeto foi de fortalecer os laços culturais e históricos entre o velho mundo (Itália-Vêneto) e o novo mundo (Brasil-Rio Grande do Sul), apresentando a cultura que foi guardada e perpetuada pelo trabalho da Banda. 

Na região do Vêneto, norte da Itália, a Banda sentiu-se como se estivesse em casa. A comoção foi visível de ambas as partes, plateia e banda, que verdadeiramente interagiram como em um reencontro entre pessoas que fizeram parte de uma mesma história. 

Para a viagem, foi elaborado um material de apresentação da entidade, com os momentos marcantes da historia da Banda Santa Cecília. Os textos foram traduzidos para o italiano. 

Folder de divulgação da Banda foi produzido pela Agência Positiva 
A saudade, as experiências vivenciadas e o aprendizado adquirido ficarão guardados na lembrança dos músicos Aline Peccati, Bernardo Sonda, Elimar Marin, Evandro Fabian, Geovana Peccatti Daniel, Gilmar Marin, Guilherme Oliveira de Melo, Joel Panizzon, Jucimar Luiz Salvador, Lino José Peccati, Luiz, Carlos Marcante, Marcelo Bisinella Pecatti, Marta Bisinella Pecatti, Morgana Decosta, Neris Marin, Nestor Pecatti, Prospero Menegat, Rita Cristina Peccatti Daniel, Roberta Galiotto Salvador e Sérgio Miozzo. 

Também estiveram na comitiva alguns familiares, o Prefeito de Nova Pádua Itamar Bernardi, o então Presidente do COMVERS Alvírio Tonet, o Pároco da Paróquia Santo Antônio - Pe. Mário Pasqual, a colaboradora da Banda Nair Panizzon Baroni encarregada da narração do espetáculo, e o jornalista Maicon Pan encarregado do marketing e registros. 

Texto: Maicon Pan 
Fotos: Folder produzido pela Agência Positiva

terça-feira, 10 de maio de 2016

Banda participa da Festa de São Gotardo e Santa Terezinha

Depois de receber o “Troféu Grazie” na última sexta-feira, dia 06 de maio, no domingo dedicado as mães, a Banda Santa Cecilia participou da festa em honra a São Gotardo e Santa Terezinha, na comunidade do Travessão Leonel, em Nova Pádua.

No próximo domingo, dia 15 de maio, a Banda Santa Cecília estará abrilhantando a festa do Travessão Santo Isidoro em honra a Santo Isidoro e Santo Expedido. 

Banda Santa Cecília animou a festa na comunidade do Leonel
Texto: Maicon Pan
Foto: Diana Daniel 

“Grazie” Banda Santa Cecília de Nova Pádua

Um “obrigado” talvez seja pouco por tudo o que a Banda Santa Cecília representa para o Município de Nova Pádua. Ao longo dos 24 anos de história do Município, a Banda tornou-se o principal patrimônio cultural e artístico da cidade. 

Banda Santa Cecília recebeu "Troféu Grazie" do Jornal O Florense
Na sexta-feira, 06 de maio, a Banda Santa Cecilia foi homenageada com o “Troféu Grazie”, entregue pelo Jornal o Florense, pela contribuição da entidade no desenvolvimento social e cultural de Nova Pádua. Junto com a Banda, também foram agraciadas outras personalidades e entidades de Flores da Cunha. 

Quando Nova Pádua ensaiava os primeiros passos após a sua emancipação político-administrativa, elevada à categoria de município (1992), a Banda Santa Cecília já tinha uma história de 79 anos. Muitas apresentações foram realizadas e divulgaram o nome do Município. 

Banda apresentou-se durante o vento realizado no Centro Empresarial
A importância da Banda Santa Cecília para o Município é grandiosa. É difícil falar de Nova Pádua sem mencionar a Banda, entidade com 102 anos de uma história marcada pela simplicidade, humildade e acima de tudo pelo exemplo de amor e sentimento pela música. 

Os homenageados na 3ª edição do “Troféu Grazie” terão sua biografia e as principais realizações publicadas no caderno especial na edição do Jornal O Florense do dia 13 de maio. 

Troféu entregue aos homenageados
Presidente Gilmar Marin com o troféu














Personalidade homenageadas: 
- Érica Ravizzoni Carpeggiani, voluntária da APAE 
- Gissely Lovato Vailatti, historiadora e professora; 
- Olir Schiavenin, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR); 
- Darci Dani, diretor da Associação Gaúcha de Vinicultores (AGAVI) e incentivador do setor; 
- Floriano Molon, pesquisador e escritor da cultura regional 

Entidades Homenageadas: 
- Grupo de Escoteiros Alberto Mattioni; 
- Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL);
- Banda Santa Cecília de Nova Pádua 

Homenageados Especiais: 
- Antônio Coloda, pelos 28 anos de atuação no Jornal O Florense; e 
- Fabiana Lavoratti, que atuou 24 anos no Semanário 

O Presidente da Banda, Gilmar Marin, agradece o Jornal O Florense, na pessoa do seu diretor e fundador Carlos Raimundo Paviani pelo respaldo e reconhecimento prestado à Banda Santa Cecília, frisou Marin. 

Texto: Maicon Pan 
Fotos: Danúbia Otobelli / Jornal O Florense

domingo, 1 de maio de 2016

Banda será homenageada com o "Troféu Grazie"

A Banda Santa Cecília será homenageada na 3ª edição do Troféu Grazie. A homenagem faz parte das comemorações dos 30 Anos do Jornal O Florense e tem como objetivo dar um “obrigado” para personalidades e entidades que contribuíram para o desenvolvimento de Flores da Cunha e Nova Pádua.

Comissão escolheu 5 pessoas e três entidades que serão agraciadas
A entrega do Troféu Grazie será realizada no dia 06 de maio, no auditório do Centro Empresarial. Os agraciados terão sua biografia e as principais realizações publicadas num encarte especial, que será veiculado no dia 13 de maio. 

A 3ª edição do Troféu Grazie é realizada com o patrocínio da Cooperativa Nova Aliança, Centro Empresarial, Círculo Operadora de Saúde e apoio da Rádio Solaris. 

Texto Original: Jornal O Florense / Edição: 1415 / Dia 29 de abril
Texto Editado: Maicon Pan
Foto: Fabricio Fiorio