segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Banda Santa Cecília comemora centenário

Banda é a mais antiga do Rio Grande do Sul em atividade ininterrupta 

Um grupo formado por imigrantes italianos reuniu-se, por volta de 1910, com o objetivo de fundar uma banda de música. Eles acreditavam que em meio a tantas dificuldades faltava um pouco de alegria.

O sonho foi concretizado no dia 20 de abril de 1913. Em frente à Igreja Matriz do então quarto distrito de Caxias do Sul, hoje município Nova Pádua, a Banda Santa Cecília fez a sua primeira apresentação. A regência era do maestro Alvire Parize e tocava somente canções italianas. 

Foto: Danúbia Otobelli
Prestes a completar o centenário, a banda relembra a velha Itália através da música, único resquício de lembrança que tinham do país de origem. O grupo sempre se destacou por levar a cultura, diversão e lazer aos imigrantes que chegaram à região por volta de 1875. 

Em abril de 2013, a Banda Santa Cecília completa 100 anos de fundação, destacando-se como a mais antiga do Estado do Rio Grande do Sul em atividade ininterrupta. O grupo resgata a cultura vêneta e a história da imigração, que foi a base da construção da riqueza e desenvolvimento da região. 

Hoje, a banda possui 21 componentes. No dia a dia os músicos trabalham na agricultura. Eles não recebem salário para tocar na banda. Colocam o talento à disposição da comunidade de Nova Pádua. 

Por: Maicon Pan

Nenhum comentário:

Postar um comentário