quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Banda Santa Cecília participa da inauguração da Estátua e Sala de Memória do Pe. Pedro Rizzon

No domingo, dia 19 de agosto, a Banda Santa Cecília participou da inauguração da Estátua do Padre Pedro Rizzon, no Município de Criúva, instalado em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, resultado de fundos angariados pela comunidade. 

A romaria saiu do Município de São Marcos, cidade natal do padre, às 06h45 e depois percorreu as principais ruas de Criúva, sempre acompanhados pelas canções da Banda Santa Cecília. 

Padre Pedro Rizzon foi um grande admirador da Banda Santa Cecília de Nova Pádua, fazendo questão que a entidade estivesse presente nas Festas do Divino Espírito Santo. No domingo, a Banda animou a Festa de Inauguração da Estátua do sacerdote, em Criúva. 

A estátua foi inaugurada em homenagem ao trabalho do sacerdote Pedro representava para a comunidade. Segundo Marcos Lorandi, presidente da Comissão Pró-construção da Estátua, conta que ele trabalhou arduamente na causa da Festa do Divino Espírito Santo e alavancou a tradição. 

Padre Rizzon, como era conhecido pelos fiéis e amigos, deixava transparecer sua humildade e carisma com todas as pessoas que faziam parte do seu dia a dia. A inauguração da Estatua e da Galeria é a realização de um sonho para a comunidade. 

A Presidente da Banda Santa Cecília, Rita Cristina Peccatti Daniel, ressalta o envolvimento do Padre Pedro Rizzon com a entidade. “Sempre valorizou a entidade e fazia questão de reconhecer a importância da Banda nas festas religiosas de Criúva”, destacou Rita. 

Para o Maestro da Banda, Lino Peccati, a admiração nutrida entre a Banda Santa Cecília e o Padre Rizzon era uma admiração mútua e resultado de longos e largos anos de convivência. “Era tradição a Banda participar da Festa anual do Divino de Criúva a convite do Padre”, resumiu Lino. 

Histórico do Padre Pedro Rizzon 
Padre Pedro Rizzon nasceu no dia 26 de abril de 1918, em São Marcos. Filho de agricultores, Rizzon estudou Filosofia e Teologia em São Leopoldo até ordenar-se sacerdote. Atuou durante 22 anos como pároco de Criúva. Ficou conhecido por incentivar grandiosamente a Festa do Divino Espirito Santo, um dos patrimônios religiosos da Serra Gaúcha. Padre Pedro foi Reitor do Seminário Nossa Senhora de Aparecida, local de formação de sacerdotes na Diocese de Caxias do Sul. Também foi professor universitário da UCS. O Padre Rizzon faleceu em 19 de agosto de 2004, aos 86 anos em sua terra natal, São Marcos.

Por: Maicon Pan

Nenhum comentário:

Postar um comentário