quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Banda Santa Cecília marca presença no Circuito de Música Italiana - “Caminhos da Itália 2018”

No último dia 18 de agosto, a Banda Santa Cecília de Nova Pádua participou da 3ª Edição do Circuito de Música Italiana, o “Caminhos da Itália 2018”. O evento ocorreu na Sala de Teatro Miseri Coloni, do Ponto de Cultura Casa das Etnias, com grande presença de público. 

Participaram do “Caminhos da Itália” os grupos: Grupo Ricordo del Veneto (de Conceição da Linha Feijó), Coral Italiano de Ana Rech, Grupo de Dança Folclórica Italiana Fare Amici de Ana Rech, Banda Santa Cecilia de Nova Pádua, Tenor Giovanni Marquezeli e o pianista Wagner Maciel. 

No repertório da Banda Santa Cecília, canções como: Spunta il Sole, Quel Mazzolin dei Fiori, Reginella Campanhola e Sul Ponte di Bassano. 

Para a Presidente da Banda Santa Cecília de Nova Pádua, Rita Cristina Peccati Daniel, foi uma noite memorável, de resgate de canções em talian, que agradou o entusiasmado público que acompanhou as apresentações, além de mostrar o trabalho da entidade. 

O evento foi realizado pela ASPI – Associação Piccola Itália de Caxias do Sul e teve o apoio da Casa das Etnias, da Accademia Dello Spettacolo e da Societá Dante Alighieri. 

Por: Maicon Pan

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Banda Santa Cecília participa da inauguração da Estátua e Sala de Memória do Pe. Pedro Rizzon

No domingo, dia 19 de agosto, a Banda Santa Cecília participou da inauguração da Estátua do Padre Pedro Rizzon, no Município de Criúva, instalado em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, resultado de fundos angariados pela comunidade. 

A romaria saiu do Município de São Marcos, cidade natal do padre, às 06h45 e depois percorreu as principais ruas de Criúva, sempre acompanhados pelas canções da Banda Santa Cecília. 

Padre Pedro Rizzon foi um grande admirador da Banda Santa Cecília de Nova Pádua, fazendo questão que a entidade estivesse presente nas Festas do Divino Espírito Santo. No domingo, a Banda animou a Festa de Inauguração da Estátua do sacerdote, em Criúva. 

A estátua foi inaugurada em homenagem ao trabalho do sacerdote Pedro representava para a comunidade. Segundo Marcos Lorandi, presidente da Comissão Pró-construção da Estátua, conta que ele trabalhou arduamente na causa da Festa do Divino Espírito Santo e alavancou a tradição. 

Padre Rizzon, como era conhecido pelos fiéis e amigos, deixava transparecer sua humildade e carisma com todas as pessoas que faziam parte do seu dia a dia. A inauguração da Estatua e da Galeria é a realização de um sonho para a comunidade. 

A Presidente da Banda Santa Cecília, Rita Cristina Peccatti Daniel, ressalta o envolvimento do Padre Pedro Rizzon com a entidade. “Sempre valorizou a entidade e fazia questão de reconhecer a importância da Banda nas festas religiosas de Criúva”, destacou Rita. 

Para o Maestro da Banda, Lino Peccati, a admiração nutrida entre a Banda Santa Cecília e o Padre Rizzon era uma admiração mútua e resultado de longos e largos anos de convivência. “Era tradição a Banda participar da Festa anual do Divino de Criúva a convite do Padre”, resumiu Lino. 

Histórico do Padre Pedro Rizzon 
Padre Pedro Rizzon nasceu no dia 26 de abril de 1918, em São Marcos. Filho de agricultores, Rizzon estudou Filosofia e Teologia em São Leopoldo até ordenar-se sacerdote. Atuou durante 22 anos como pároco de Criúva. Ficou conhecido por incentivar grandiosamente a Festa do Divino Espirito Santo, um dos patrimônios religiosos da Serra Gaúcha. Padre Pedro foi Reitor do Seminário Nossa Senhora de Aparecida, local de formação de sacerdotes na Diocese de Caxias do Sul. Também foi professor universitário da UCS. O Padre Rizzon faleceu em 19 de agosto de 2004, aos 86 anos em sua terra natal, São Marcos.

Por: Maicon Pan

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Banda Santa Cecília tem projeto “Aprimoramento Instrumental” contemplado pelo Fundo Social

Na última semana, a Presidente da Banda Santa Cecília de Nova Pádua, Rita Cristina Peccati Daniel, esteve em Carlos Barbosa recebendo o valor correspondente para a aquisição de uma bateria, proveniente do Projeto “Aprimoramento Instrumental”, contemplado pelo Fundo Social. 

A Agência Sicredi ofereceu o Projeto Fundo Social para beneficiar as entidades culturais ou educacionais. A presidente Rita Cristina Peccati Daniel fez a inscrição da Banda Santa Cecília, do Coral Infanto Juvenil Vozes do Futuro e o Coral Santa Cecília. 

Para cada Projeto inscrito, Rita indicou um instrumento musical. Como foi contemplado o Projeto da Banda Santa Cecília, a entidade receberá uma bateria que poderá ser usada tanto para a Banda, como para o Coral Infanto Juvenil.

De acordo com a Presidente, Rita Cristina Peccati Daniel, é sempre importante conseguir realizar projetos que venham beneficiar a entidade. “Com certeza a Banda Sanda Santa Cecília fará bom uso deste instrumento”, frisa a musicista. 

O evento aconteceu no dia 09 de agosto, no CTG Trilha Serrana, em Carlos Barbosa. Além da presidente, também marcaram presença o tesoureiro da entidade, Jucimar Salvador, o músico Marcelo Pecatti e a integrante do Coral Intanto Juvenil Vozes do Futuro, Derlise Pilatti. 

Também foi contemplado o projeto: brincar e aprender na educação infantil, do CPM da Escola Municipal de Educação Infantil Bôrtolo Bigarella e Idalino Vailatti. Na ocasião, o Gerente do Sicredi de Nova Pádua, Algacir Consorte, fez a entrega do envelope com o valor de R$ 3.570,00 para a compra de jogos e brinquedos pedagógicos à Diretora Marisangela B. Triaca e membros do CPM. 

Por: Maicon Pan

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Banda Santa Cecília participará do “Caminhos da Itália”

No próximo dia 18 de agosto, a Banda Santa Cecília de Nova Pádua participará do “Caminhos da Itália”, 3º Circuito de Música e Cultura Italiana. A noite terá música, teatro e dança. 

O evento é uma realização da ASPI – Associação Piccola Itália de Caxias do Sul e tem o apoio da Casa das Etnias, local onde será realizado, da Accademia Dello Spettacolo e da Societá Dante Alighieri. 

O evento contará com a presença dos grupos: 
- Grupo de Dança Folclórica Fare Amici de Ana Rech 
- Coral Típico Italiano de Ana Rech 
- Grupo Ricordo di Veneto 
- Banda Santa Cecilia de Nova Pádua 
- Tenor Giovanni Marquezeli e pianista Wagner Maciel 

Cada entidade terá 30 minutos para se apresentar. De acordo com a Presidente Rita Cristina Peccati Daniel, a Banda Santa Cecília estará apresentando o seguinte repertório: 

1 – Spunta il Sole
Cesare Persiani
Folclore Italiano

2 – Quel Mazzolin dei Fiori
Autor (Anônimo) 
Canto di Montagna deli Alpini

3 – Reginella Campanhola
Autor: Eldo Di Lazzaro 1939 de Trivento Província de Campobasso (CB)
Letra: Bruno Cherubini

4 – Sul Ponte di Bassano
Letra e música: Anônimo
Folclore Italiano
Canto deli Alpini

Informações e ingressos podem ser adquiridos pelo e-mail: aspicaxias@gmail.com ou pelos fones: (54) 9.9911.0093 com Leonardo ou pelo (54) 9.9955.5252 com Daniel. Por: Maicon Pan

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Banda Santa Cecília participa do encerramento da Festa do Colono e Motorista de Nova Pádua

No domingo, 29 de julho, a Festa do Colono e Motorista de Nova Pádua teve o seu encerramento com uma vasta programação. Na Igreja Matriz foi celebrada uma missa em homenagem aos colonos e motoristas e animada pelo coral Santa Cecília. 

Na Avenida dos Imigrantes foi realizado o tradicional desfile de tratores e caminhões, que receberam a benção do Pe. Mário Pasqual a fim de que São Cristóvão acompanhe os motoristas pelas estradas de todo o Brasil e Santo Isidoro, para que proteja os agricultores. 

Ao meio dia, no salão Paroquial, foi servido o almoço e teve a animação da Banda Santa Cecília, que subiu ao palco e animou a tarde dos cerca de duzentos colonos e motoristas que estiveram presentes no evento. 

A Banda Santa Cecília encerra sua participação no evento agradecendo a todos os Colonos e Motoristas que engrandecem o nosso país com seu trabalho, produzindo riqueza para o nosso país. O nosso muito obrigado a todos os colonos e motoristas e em especial aos que ainda encontram forças para doar seu tempo, esforço e talento em prol da própria Banda.  

Por: Maicon Pan