terça-feira, 27 de junho de 2017

Nova Pádua relembra 130 anos da 1ª missa

Foi com fé, um dos pilares da imigração, que os imigrantes italianos superam os muitos e duros obstáculos que se apresentaram a eles nesta terra desconhecida. No domingo, 02 de julho, Nova Pádua celebra uma missa especial para recordar os 130 anos da 1ª missa rezada no povoado de Nova Pádua.

A data foi registrada pelo colonizador imigrante Angelo Arcaro que, há 130 anos, no exato dia dois de julho 1887 foi rezada a primeira missa em Nova Pádua município de Caxias, no Campo Santo (cemitério) que se localizava onde hoje esta construída torre de telefonia, próximo ao ginásio de esportes do Município.

A missa deste domingo é uma forma de relembrar o fato histórico e também o respeito e gratidão ao Padre Alessandro Pellegrini, oportunidade em a comunidade de Nova Pádua será agraciada com a presença da urna que recebeu os restos mortais do ilustre celebrante, a qual será trazida pelo Círculo Cultural Ítalo-Brasileiro de Antônio Prado, juntamente com uma comitiva daquele Município.

A vinda do Padre Pellegrini, assim como o registro na Primeira missa estão transcritos no Livro Tombo, Pag. 2, Livro 6, que está a disposição na Paróquia Santo Antônio.

Padre Alessandro Pellegrini
Alessandro Pellegrini era filho de Luiggi Pellegrini e Angela Pastore. Nasceu no dia 6 de novembro de 1829, na Comune de Cavaion Veronese, Província de Verona, Itália.

Foto: Padre Alessandro Pellegrini
Foi ordenado padre aos 25 anos de idade, em 15 de outubro de 1854. Veio para o Brasil em 1883, com 54 anos, assumindo a Colônia Antônio Prado em 3 de outubro de 1888, quando foi instalada a primeira Cura. Na Colônia Antônio Prado, ainda não havia igreja, ocasião em que Pellegrini reuniu os fiéis no Barracão dos Imigrantes e rezou a primeira missa, momento em que proferiu estas palavras históricas: "Homens livres do orbe" Eis aqui a terra da promissão. Somente com os braços conquistareis o pão e a liberdade".

Pellegrini mandou construir a primeira igreja na Praça Garibaldi de Antônio Prado, iniciada em 1891 e concluída em 1897, e o padroeiro escolhido foi o Sagrado Coração de Jesus.

Iniciou a construção da primeira parte da Igreja Matriz em 1891 até 1897, quando foi transferido para o então distrito de Nova Roma. No período que permaneceu na cidade, foi o responsável pela construção de 130 capelas no interior.

A missa "in talian", que inicia às 9h da manhã, é uma realização da Associação Vêneta de Nova Pádua e a Banda Santa Cecília, com apoio da Prefeitura Municipal de Nova Pádua. A mesma integra a programação da Semana do Colono e Motorista.

Por: Maicon Pan

Um comentário:

  1. Olá boa tarde!
    Procurando informações sobre meus trisavô italiano encontrei o nome desse padre em um dos livros de registro de imigrantes.
    No livro tem o nome dele Alessandro Pelegrini informando que era padre e tinha 55 anos. Ele chegou no Brasil em 01/02/1885.
    Se interessar na informação ela está no acervo do arquivo nacional SIAN.
    Ana favoritos - hospedaria de imigrantes - hospedaria da ilha das flores
    http://imagem.sian.an.gov.br/acervo/derivadas/BR_RJANRIO_OB/0/EPE/HIF/0013/BR_RJANRIO_OB_0_EPE_HIF_0013_d0004de0006.pdf

    Procure o nome dele na página 20.

    Acredito ser o mesmo padre.

    Att, Angélica Pelegrino

    ResponderExcluir