segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Banda Santa Cecília participa da festa de Nossa Senhora Aparecida

Na manhã de ontem, 15 de outubro, a Banda Santa Cecília de Nova Pádua esteve participando da tradicional festa da padroeira do Brasil e protetora dos motoristas, em São Marcos. Neste ano, foi a 44ª edição da festa em honra a Nossa Senhora Aparecida.

Organizada pela Associação dos Motoristas São-Marquenses (AMSM) e pela paróquia de São Marcos, a festa é celebrada desde 1972, quando um grupo de motoristas da cidade preocupado com as mortes no trânsito viajou a Aparecida (SP).

Os profissionais tinham a missão de conseguir emprestada a imagem da padroeira do Brasil. A original não veio, mas uma similar, com o manto e a coroa da original. 

A Banda Santa Cecília participou da Alvorada Festiva que iniciou as 5:30 da manhã. Em seguida foi realizada a procissão motorizada iniciando defronte à Igreja de São Cristóvão até a Igreja Matriz com a Bênção de Nossa Senhora Aparecida. As 11h foi celebrada a missa festiva. 

Por: Maicon Pan

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Banda Santa Cecília participa do Desfile Cívico de Nova Pádua

No domingo, 03 de setembro, a Banda Santa Cecilia participou das festividades da Semana da Pátria do Município de Nova Pádua. Na Avenida dos Imigrantes, foi a 4ª entidade a desfilar.

Antes disso, no hasteamento das Bandeiras, a Banda Santa Cecília entoou o Hino Nacional Brasileiro. Posteriormente, as autoridades fizeram seus pronunciamentos. Em seguida, dando prosseguimento as festividades, foi celebrada a missa na Igreja Matriz pelo Pe. Ireno Lusa. 

Durante o desfile da Banda foi lido um histórico da entidade: 
A Banda Santa Cecília surgiu em 1913, por iniciativa de um grupo de pessoas amantes da música. A partir daquele ano, os acordes da Banda nunca pararam. Seu primeiro maestro foi Alvise Parise. Com o passar do tempo outros maestros regeram a Banda Santa Cecilia, entre eles Franscisco Boscatto e Luiz Gelain. 

Em seus 104 anos, em casa evento em cada festa, nas solenidades religiosas do Município, a Banda Santa Cecília esta presente. Hoje, o maestro é Lino Pecatti. Seu presidente é Rita Cristina Pecatti Daniel. Atualmente a Banda é composta por 18 componentes e se mantém com muito brilhantismo, sendo a Banda mais antiga do Rio Grande do Sul. 

Texto: Maicon Pan

quarta-feira, 5 de julho de 2017

Muito mais que uma missa

O sentimento era diferente. O clima era especial. Não foi apenas uma missa rotineira de domingo. As pessoas que estiveram na Igreja Matriz Santo Antônio, no domingo, dia 02 de julho, expressaram a gratidão de terem participado de um dos momentos mais importantes da história do povo paduense: Os 130 anos da 1ª missa celebrada em Nova Pádua. 

A celebração in talian, iniciou com o toque de um andante da Banda Santa Cecília que, por ocasião do centenário da entidade, desencadeou, por assim dizer, o estudo da história de Nova Pádua, pois a Banda foi uma das suas principais protagonistas, e com isto, a valorização da história local e de datas come esta, dos 130 anos da primeira missa. 

Antes de iniciar a celebração, o Coral Infanto Juvenil Vozes do Amanhã, alegrou os fiéis com a canção Mérica Mérica Mérica, o hino da Imigração Italiana. Outro momento marcante da eucaristia foi o canto do Glória, in latin, entoado pelo Coral Santa Cecília, da mesma forma como os antepassados escutam nas primeiras missas no povoado. 

No ofertório, pessoas da comunidade levaram até o altar alguns símbolos que marcaram a trajetória de sacrifício das pessoas que assistiram a primeira missa no povoado da então Nuova Padova (como era chamado na época), município de Caxias, no Campo Santo (cemitério) que se localizava atualmente onde está construída a torre de telefonia, próximo ao ginásio de esportes. 

A história foi contada através de um diálogo, recordando a travessia do Oceânico Atlântico, partindo do porto de Gênova em navio a vapor, dos familiares que ficaram na Itália, e das pessoas queridas que perderam a vida durante a viagem. 

A fé, um dos pilares da imigração, ajudou os primeiros imigrantes a superar os muitos e duros obstáculos que se apresentaram a eles nesta terra desconhecida, foi representada pelo terço, imagens de Nossa Senhora da Saúde e de Santo Antônio, cruz, e a foto do padre que rezou a primeira missa a 130 anos atrás. 

Durante a oração eucarística, outro momento de forte emoção. O sacerdote Décio Podenski, titular da paróquia de Antônio Prado, conduziu até o altar a urna que contém os restos mortais do Padre Alessandro Pellegrini, que celebrou a 1ª missa em Nova Pádua no dia 02 de julho de 1887. 

Na ação de graças, a Associação Veneta de Nova Pádua e a Banda Santa Cecília, entidades que promoveram esse evento, homenagearam o Padre Mario Pasqual, recordando todos os sacerdotes que trabalham na Paróquia Santo Antônio de Nova Pádua, e em especial o atual pároco que está à frente desta comunidade pela segunda vez. 

O domingo das pessoas presentes na missa não foi o mesmo. Propiciou momentos emocionantes, e a reflexão a respeito do sentimento dos imigrantes que tiveram a satisfação de assistir a primeira missa em terras deste povoado. 

Não foi apenas uma missa. Foi a recordação do sofrimento sim, mas, principalmente, da vitória, da superação, da vontade de viver de nossos antepassados que mantiveram vida a sua fé, que foi relembrada na missa celebrada no dia 02 de julho de 2017. 

Por: Maicon Pan e Nair Panizzon Baroni

terça-feira, 27 de junho de 2017

Nova Pádua relembra 130 anos da 1ª missa

Foi com fé, um dos pilares da imigração, que os imigrantes italianos superam os muitos e duros obstáculos que se apresentaram a eles nesta terra desconhecida. No domingo, 02 de julho, Nova Pádua celebra uma missa especial para recordar os 130 anos da 1ª missa rezada no povoado de Nova Pádua.

A data foi registrada pelo colonizador imigrante Angelo Arcaro que, há 130 anos, no exato dia dois de julho 1887 foi rezada a primeira missa em Nova Pádua município de Caxias, no Campo Santo (cemitério) que se localizava onde hoje esta construída torre de telefonia, próximo ao ginásio de esportes do Município.

A missa deste domingo é uma forma de relembrar o fato histórico e também o respeito e gratidão ao Padre Alessandro Pellegrini, oportunidade em a comunidade de Nova Pádua será agraciada com a presença da urna que recebeu os restos mortais do ilustre celebrante, a qual será trazida pelo Círculo Cultural Ítalo-Brasileiro de Antônio Prado, juntamente com uma comitiva daquele Município.

A vinda do Padre Pellegrini, assim como o registro na Primeira missa estão transcritos no Livro Tombo, Pag. 2, Livro 6, que está a disposição na Paróquia Santo Antônio.

Padre Alessandro Pellegrini
Alessandro Pellegrini era filho de Luiggi Pellegrini e Angela Pastore. Nasceu no dia 6 de novembro de 1829, na Comune de Cavaion Veronese, Província de Verona, Itália.

Foto: Padre Alessandro Pellegrini
Foi ordenado padre aos 25 anos de idade, em 15 de outubro de 1854. Veio para o Brasil em 1883, com 54 anos, assumindo a Colônia Antônio Prado em 3 de outubro de 1888, quando foi instalada a primeira Cura. Na Colônia Antônio Prado, ainda não havia igreja, ocasião em que Pellegrini reuniu os fiéis no Barracão dos Imigrantes e rezou a primeira missa, momento em que proferiu estas palavras históricas: "Homens livres do orbe" Eis aqui a terra da promissão. Somente com os braços conquistareis o pão e a liberdade".

Pellegrini mandou construir a primeira igreja na Praça Garibaldi de Antônio Prado, iniciada em 1891 e concluída em 1897, e o padroeiro escolhido foi o Sagrado Coração de Jesus.

Iniciou a construção da primeira parte da Igreja Matriz em 1891 até 1897, quando foi transferido para o então distrito de Nova Roma. No período que permaneceu na cidade, foi o responsável pela construção de 130 capelas no interior.

A missa "in talian", que inicia às 9h da manhã, é uma realização da Associação Vêneta de Nova Pádua e a Banda Santa Cecília, com apoio da Prefeitura Municipal de Nova Pádua. A mesma integra a programação da Semana do Colono e Motorista.

Por: Maicon Pan

quinta-feira, 15 de junho de 2017

Banda Santa Cecília de Nova Pádua anima a festa de Santo Antônio

No domingo, dia 11 de junho, a Banda Santa Cecília animou a festa em honra a Santo Antônio, padroeiro da Paróquia de Nova Pádua. 

A programação religiosa iniciou na sexta-feira, com missa e logo após janta com torneio de bisca. No domingo, as 10h, foi celebrada a missa solene com animação do Coral Santa Cecília.

Após a benção, a imagem de Santo Antônio foi carregada em procissão pelas principais ruas da cidade, com a presença da Banda Santa Cecília que entoou alguns cantos. 

Em frente à Igreja Matriz, o reverendo Pe. Mario Pasqual deu a benção aos pãezinhos e a benção final aos devotos de Santo Antônio. 

Ao meio dia foi servido o almoço típico italiano no Salão Paroquial de Nova Pádua. Com brilhantismo e talento, a Banda Santa Cecília animou os visitantes que aproveitavam para fazer vídeos e levar uma recordação da Banda. 

Muitas pessoas fazem questão de estarem presentes nas festas religiosas do Município com o objetivo de acompanhar as belíssimas apresentações da Banda. 

Além da participação nos eventos de Nova Pádua, a Banda Santa Cecília tem recebido inúmeros convites para participar de eventos em outros municípios da região.

Por: Maicon Pan

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Banda Santa Cecília participa do 1º Encontro da Família Smiderle

No dia 07 de maio, a Banda Santa Cecília animou o 1º Encontro da Família Smiderle, no Travessão Cerro Largo, em Nova Pádua. De acordo com os organizadores, mais de 500 pessoas participaram do evento que reuniu gerações de descendentes da Familia Smiderle. 

A programação iniciou com a recepção aos descendentes da família no salão da comunidade. Em seguida foi celebrada a missa em ação de graças e ao meio dia foi servido o almoço típico italiano. A tarde foi animada pela Banda Santa Cecília de Nova Pádua. 

Por: Maicon Pan

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Em Paraí, Banda Santa Cecília participou da inauguração da nova Igreja de Santo Isidoro

No dia 02 de abril, a Banda Santa Cecília de Nova Pádua participou da inauguração da nova igreja da Comunidade Santo Isidoro, em Paraí-RS. A comunidade pertence à Paróquia São Brás. 

A festa contou com a presença em peso daquela comunidade e representantes de outras capelas que prestigiaram a inauguração. O Bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom Alessandro Carmelo Ruffinoni, estava representado pelo Padre Jairo Luiz Gusberti e Pe. Renato Ariotti. 

Às 10h, aconteceu a procissão com a imagem de Santo Isidoro até a porta da igreja, quando o Pe. Jairo fez a entrega das chaves para a comunidade. Em seguida, o representante da comunidade abre as portas e o povo foi entrando na nova igreja de Santo Isidoro. 

No interior da igreja aconteceu a cerimonia da benção e ritos de inauguração e missa sempre muito bem animada pela Família Pecatti, de Nova Pádua. 

O grupo é formado por Lino Peccatti (que também é Maestro da Banda Santa Cecilia), Marta Bisinella Peccati, Nestor Peccati e Rita Cristina Daniel Peccatti (Presidente da Banda). 

A Banda Santa Cecília recepcionou todas as comunidades antes das cerimonias. O almoço, no salão da comunidade, também foi animado pela Banda, que foi muito aplaudida pelo público presente. Durante a tarde aconteceram os festejos populares como de costume. 

Texto: Maicon Pan 
Fotos: Rafael Silvestri

quinta-feira, 23 de março de 2017

Banda Santa Cecília participa do 25º Aniversário de Nova Pádua

No domingo, 19 de março, a Banda Santa Cecília participou das festividades do 25º Aniversário de Emancipação Politica de Nova Pádua. 

Durante a missa de ação de graças pela emancipação do Município, os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Gelain prestaram uma homenagem à Nova Pádua. 

Após a missa, ao lado das escadarias da Igreja Matriz, foi realizado no hasteamento das bandeiras e os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Bôrtolo Bigarella também prestaram uma homenagem ao Município. A Banda Santa Cecília entoou o Hino Nacional Brasileiro e para concluir, cantou o Hino de Nova Pádua. 

Dando continuidade à programação, no salão paroquial, a Câmara Municipal de Vereadores de Nova Pádua realizou uma Sessão Solene em homenagem ao 25º Aniversário de Nova Pádua. Enquanto os convidados e os munícipes chegavam para a solenidade, a Banda tocou algumas canções. 

Após o almoço de confraternização, a Banda animou à tarde com um repertório de musicas italianas, gaúchas e sertanejas. Após a participação da Banda, a tarde do domingo teve outras atrações musicais e brincadeiras para os paduenses. 

Por: Maicon Pan

quarta-feira, 8 de março de 2017

8 de Março - Dia internacional da Mulher

Marta, Roberta, Morgana, Aline, Geovana e Cristina


A sua verdadeira beleza é percebida na forma que você se levanta após cada queda, na sua persistência em ser doce, porém forte. Em ser independente, mas sem deixar de cuidar de quem precisa.

Hoje, o grupo da Banda conta com seis musicistas, entre elas, Rita Cristina 
Peccatti Daniel, atual Presidente da Banda Santa Cecília de Nova Pádua

Que Deus abençoe vocês com a benção da sabedoria, com a unção da coragem e com o dom da força e do amor. Que vocês sejas amadas, valorizadas e respeitadas. 

Parabéns pelo Dia Internacional da Mulher. São os desejos da Presidente, Maestros, músicos, familiares e amigos da Banda Santa Cecília de Nova Pádua. 

Por: Maicon Pan

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Banda Santa Cecília tem nova diretoria

Na semana que passou, a Banda Santa Cecília de Nova Pádua escolheu os novos membros da diretoria. Rita Cristina Peccatti Daniel é a nova presidente da entidade no biênio 2017-2018. Ela assume o cargo até então ocupado por Gilmar Marin, que ficou a frente da Banda nos últimos dez anos. 

A nova diretoria, eleita por aclamação, conta ainda com os músicos Joel Panizzon (vice-presidente), Aline Peccati (secretária) e Jucimar Salvador (tesoureiro). 

Rita Cristina agradece aos colegas de Banda pela confiança e se diz preparada para continuar lutando pelos ideais da entidade. “Conto com a ajuda de todos os colegas para que a Banda Santa Cecília siga mostrando as nossas origens e tradições”, destaca a musicista. 

Por: Maicon Pan