Para comemorar a chegada dos primeiros imigrantes italianos em Nova Pádua, no dia 02 de julho, a Banda Santa Cecília e a Associação Veneta de Nova Pádua – AVENP promoveram o “Filó dei 130 Anni di Immigrazione Italiana a Nova Pádua”.
O evento teve uma programação que iniciou com uma missa em “talian”, celebrada pelos padres Mário Pasqual e João Panazzolo. Após a benção final foi realizada a entrega da premiação aos alunos da Escola Estadual Luiz Gelain que participaram do concurso alusivo à data. Na Praça Dom Júlio Scardovélli aconteceu o descerramento da Placa comemorativa aos 130 Anos da chegada das primeiras famílias de imigrantes italianos em Nova Pádua.
No salão paroquial, o Presidente da Banda, Gilmar Marin, o Presidente da AVENP, Alvírio Tonet, o Consul da Itália no Rio Grande do Sul, Nicola Occhipinti e o Prefeito Municipal Itamar Bernardi fizeram os seus discursos. Logo em seguida, foram servidas comidas típicas da época.
Os alunos da Escola Luiz Gelain fizeram a encenação da chegada das primeiras famílias em Nova Pádua. Os figurantes se encontraram em frente o palco e anunciaram a Banda Santa Cecília que apresentou uma adaptação do espetáculo apresentado na Itália, com cantos que representaram a partida (Il Sírio), a chegada (Mérica, Mérica, Mérica), o trabalho (In campanha cantando si vá), a alegria da Banda Santa Cecília (liberta o trombone), recordações e sentimentos (Sul Ponte di Bassano) e os costumes e tradições com a canção La Bella Domenica.
A música “Le Alegrie” representa e conta a alegria das noites de filó, onde as pessoas se encontravam para passar momentos alegres junto com os amigos, vizinhos e familiares. Depois de um dia de trabalho, ao ir para casa, os vizinhos já combinavam um encontro geralmente para comemorar um evento como final de safra, fim de estação, mas também podia ser só para se encontrar para jogar cartas, mora, e conversar sobre politica. As mulheres faziam a dressa para os chapéus e esportas. Os filós eram realizados para estar em companhia nas longas noites de inverno enquanto os amigos comiam, conversavam, bebiam vinho, davam risada e cantavam.
A Banda Santa Cecília, com a sua música, recordou da saudade dos que saíram da terra natal e não puderam voltar e sente que, passados mais de 100 anos, cumpriu o seu dever com os seus antepassados e fundadores, estando na Itália para apresentar as musicas e canções inspiradas na pátria mãe e tocadas e cantadas aqui.
No Filó as pessoas puderam relembrar a saudade dos antepassados, escutando as músicas e melodias inspiradas na Itália, e que hoje são tocadas e cantadas no Brasil, trazendo de volta a saudade das gerações que nos antecederam. Assim, em Nova Pádua, encerra-se um ciclo com a festa de 130 Anos da Imigração Italiana no Município.
Terminada a apresentação da Banda, subiu ao palco o humorista Edgar Maróstica e interagiu com o público com piadas e histórias contadas pelos imigrantes italianos.
Para fechar a noite, a Banda Santa Cecília voltou ao palco para o tradicional baile. Muitas pessoas dançaram animadas, pedindo inclusive “mais uma”, mostrando o quanto a Banda Santa Cecília é apreciada e amada.
Texto: Nair Panizzon Baroni
e Maicon Pan
Fotos: Ricardo Foto e Vídeo Digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário