terça-feira, 7 de julho de 2015

Banda Santa Cecília e as recordações da Itália

Passados dois meses do retorno da Itália, onde a Banda Santa Cecília se apresentou através do Projeto “Cent’Anni di Música”, a saudade parece aumentar a cada dia que passa. 

Nas apresentações em Loreo-RV, Fontaniva-PD, Grantorto-PD, Belluno-BO e Porto Viro-RV, a Banda Santa Cecília fez um resgate da história da imigração com canções que relembraram a partida, trajetória e chegada dos imigrantes italianos. 

A comitiva encantou-se com a visita aos monumentos de Roma, ao Vaticano e a Basílica São Pedro. Em Assisi visitou o Santuário de São Francisco de Assis. Em Pádova, emoção ao conhecer a Basílica de Santo Antônio, padroeiro de Nova Pádua. Antes de voltar, os integrantes da comitiva fizeram um passeio por Veneza. 


Na região do Vêneto, norte da Itália, a Banda sentiu-se como se estivesse em casa. A comoção foi visível de ambas as partes, plateia e banda, que verdadeiramente interagiram como em um reencontro entre pessoas que fizeram parte de uma mesma história. 

Depois de uma das apresentações, o Presidente da Banda Gilmar Marin afirmou que a viagem foi uma recompensa pelo trabalho realizado, não só pelos atuais membros, mas todos aqueles que contribuíram com empenho e amor para que a entidade chegasse aonde chegou. 

A saudade é a certeza que a viagem valeu a pena. Nada é capaz de representar o que os músicos da Banda Santa Cecília e demais integrantes da comitiva vivenciaram na Itália. As fotos do vídeo acima mostram os lugares onde a comitiva esteve e tenta transmitir um pouco da experiência do reencontro com o país de onde vieram nossos antepassados e onde iniciou a nossa própria história. 

Por: Maicon Pan

Nenhum comentário:

Postar um comentário