terça-feira, 28 de julho de 2015

Quadro da Banda Santa Cecília de Nova Pádua é entregue ao Vice-Presidente da Associação Polesani Nel Mondo

Depois da acolhida e hospitalidade na Casa dos Polesani Nel Mondo, em Rovigo, Região do Vêneto, Itália, a Banda Santa Cecília enviou um quadro com a foto dos músicos da entidade, com o Prefeito Municipal de Nova Pádua Itamar Bernardi, o Presidente do COMVERS – Comitato Veneto do Rio Grande do Sul Alvírio Tonet e o vice-presidente da Associação Polesani Nel Mondo Marco Di Lello como forma de recordação da entidade.

Foto: Associação Polesani Nel Mondo
Como é de praxe, os grupos que se hospedam na Casa dos Polesani Nel Mondo recebem um espaço na parede para deixar sua foto como forma de celebrar os elos de amizade criados. 

Difícil explicar o carinho e atenção com que a Banda foi recebida durante a participação do Projeto “Cent’Anni di Música” na região do Vêneto, norte da Itália. A organização nas atividades realizadas pela entidade seja na visitação dos lugares, cidades ou nas apresentações.

Foto: Quadro foi entregue na Casa dos Polesani no mês de junho
A Banda agradece o trabalho Sra. Maria Letizia Dalla Benetta, e da Sra. Gabriela Melissa Dani, e especialmente ao Sr. Marco Di Lello, entre outras pessoas que se dedicaram para que os membros da Comitiva se sentissem em casa, como de fato aconteceu. 

O quadro foi entregue pelo Presidente do COMVERS e coordenador do Projeto “Cent’Anni di Música”, ao Vice-Presidente dos Polesani Nel Mondo no mês de junho/2015. 

Por: Maicon Pan

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Banda anima a festa de Nossa Senhora do Carmo

Ontem, dia 12 de julho, a Banda Santa Cecília esteve presente na comunidade do Travessão Rondelli em Flores da Cunha onde animou a festa em honra a Nossa Senhora do Carmo.

Banda Santa Cecília na festa em honra a Nossa Senhora do Carmo
Pela parte da manhã, foi celebrada a missa festiva. A mesma foi animada pelo Coral da Família Pecatti. Ao meio dia, a Banda animou o almoço festivo servido no salão daquela comunidade. 

Durante a tarde, a Banda Santa Cecília continuou animando a festa com seu repertório de músicas italianas e gaúchas. 

A igreja celebra Nossa Senhora do Carmo no dia 16 de julho. Em Nova Pádua, a comunidade do Travessão Bonito celebra a festa de sua padroeira no próximo domingo, dia 19 de julho.

Conheça a história de Nossa Senhora do Carmo:


Por: Maicon Pan

terça-feira, 7 de julho de 2015

Banda Santa Cecília e as recordações da Itália

Passados dois meses do retorno da Itália, onde a Banda Santa Cecília se apresentou através do Projeto “Cent’Anni di Música”, a saudade parece aumentar a cada dia que passa. 

Nas apresentações em Loreo-RV, Fontaniva-PD, Grantorto-PD, Belluno-BO e Porto Viro-RV, a Banda Santa Cecília fez um resgate da história da imigração com canções que relembraram a partida, trajetória e chegada dos imigrantes italianos. 

A comitiva encantou-se com a visita aos monumentos de Roma, ao Vaticano e a Basílica São Pedro. Em Assisi visitou o Santuário de São Francisco de Assis. Em Pádova, emoção ao conhecer a Basílica de Santo Antônio, padroeiro de Nova Pádua. Antes de voltar, os integrantes da comitiva fizeram um passeio por Veneza. 


Na região do Vêneto, norte da Itália, a Banda sentiu-se como se estivesse em casa. A comoção foi visível de ambas as partes, plateia e banda, que verdadeiramente interagiram como em um reencontro entre pessoas que fizeram parte de uma mesma história. 

Depois de uma das apresentações, o Presidente da Banda Gilmar Marin afirmou que a viagem foi uma recompensa pelo trabalho realizado, não só pelos atuais membros, mas todos aqueles que contribuíram com empenho e amor para que a entidade chegasse aonde chegou. 

A saudade é a certeza que a viagem valeu a pena. Nada é capaz de representar o que os músicos da Banda Santa Cecília e demais integrantes da comitiva vivenciaram na Itália. As fotos do vídeo acima mostram os lugares onde a comitiva esteve e tenta transmitir um pouco da experiência do reencontro com o país de onde vieram nossos antepassados e onde iniciou a nossa própria história. 

Por: Maicon Pan