Na tarde da última terça-feira, dia 04 de junho, a Banda mais antiga do Estado em atividade ininterrupta foi homenageada pela Assembleia Legislativa durante o Grande Expediente. A autora da homenagem foi a Deputada Estadual Maria Helena Sartori/PMDB.
Foto: Vinicius Reis |
“Aquele grupo de imigrantes italianos que se reuniu com o objetivo de criar uma alternativa para dar mais alegria à dura luta diária que travavam para se adaptar à nova vida em terras brasileiras, jamais imaginou que aquela iniciativa daria tão certo a ponto de transformá-la em uma referência para uma comunidade regional”, comemorou a deputada.
Foto: Marcelo Bertani |
Maria Helena Sartori falou sobre a história da banda. “É importante frisar que ao longo de toda a sua existência, os músicos nunca foram remunerados. O gosto pela música e consequentemente, por integrar a banda, é passado de pai para filho e de avô para neto, desde a sua fundação”, resumiu Maria Helena.
O deputado Mano Changes/PP parabenizou a Banda Santa Cecília pelo centenário de fundação. “Presenciar uma banda centenária alicerçada na família e no amor à música é motivo de orgulho para cada um de nós” destacou Mano.
Foto: Marcelo Bertani |
Outro parlamentar ligado à música, Miki Breier/PSB enalteceu a importância da música na inclusão e desenvolvimento dos cidadãos. “Esses músicos que se dedicam voluntariamente merecem o nosso reconhecimento”, frisou o deputado.
Foto: Marcelo Bertani |
“Hoje é dia de festa”. Assim a Deputada Zilá Breitenbach/PSDB iniciou o seu discurso. Recordou sua participação na abertura da programação do centenário no mês de abril. “Parabéns aos presidentes, maestros e músicos que fizeram parte da Banda Santa Cecília pela sua persistência e dedicação”, concluiu Zilá.
Foto: Marcelo Bertani |
O deputado Vinicius Ribeiro/PDT disse que a Banda Santa Cecília de Nova Pádua é um Patrimônio do Rio Grande do Sul. Para finalizar, o deputado afirmou que a Banda resgata a cultura e a história da imigração italiana.
Foto: Marcelo Bertani |
O deputado Alexandre Postal/PMDB destacou as características de Nova Pádua e sugeriu que os colegas parlamentares visitem o município. Parabenizo a Banda pela garra e coragem para vencer as dificuldades e que hoje recebe essa justa homenagem do Parlamento Gaúcho.
Foto: Marcelo Bertani |
Para a deputada Marisa Formolo/PT, a Banda Santa Cecília representa o trabalho solidário, além de preservar a história e a cultura italiana. “A música é um instrumento indispensável para o desenvolvimento neuronal e comportamental das pessoas”, disse Marisa.
Foto: Marcelo Bertani |
O maestro da Banda Santa Cecília garantiu que a homenagem recebida pela Assembleia Legislativa é uma motivação a mais para manter a entidade de pé. “Foi um momento gratificante, lembrou Pecatti. O maestro agradeceu a Deputada Maria Helena Sartori pela autoria da homenagem e os demais líderes de banda pelos pronunciamentos. “Na nossa simplicidade mostramos o valor que a música em nossa vida”, finalizou Lino
Foto: Marcelo Bertani |
Segundo a deputada Maria Helena Sartori, o maestro dedica sua vida à banda e é um dos responsáveis por transformá-la em um símbolo cultural de Nova Pádua. “Muitos aprenderam os segredos dos instrumentos musicais a partir da sua orientação, dedicação e paciência”, elogiou a parlamentar.
O Presidente Gilmar Marin fez questão de lembrar as pessoas que construíram a história da Banda Santa Cecília. “Neste momento que a Banda é homenageada, lembramos os fundadores e músicos que fizeram parte da entidade. Se não fosse por eles, a Banda não teria chegado aos 100 anos”, completou Gilmar.
Foto: Vinicius Reis |
O Presidente Pedro Westhalen convidou o maestro Lino Pecatti para reger a Banda que executou as músicas Hino ao Rio Grande do Sul e Mérica, Mérica. Em seguida, o maestro Lino Pecatti recebeu a Medalha da 53ª Legislatura em nome do grupo.
Por: Maicon Pan
Nenhum comentário:
Postar um comentário