Foi uma noite de fortes emoções. Na sexta-feira, 25 de outubro, a Câmara de Vereadores de Nova Pádua homenageou os senhores Próspero Menegat, Sérgio Miozzo, Nestor Peccati e o Maestro Lino Peccati, com o Título de Cidadãos Beneméritos Paduenses aos 50 Anos dedicados à cultura através da Banda Santa Cecília.
A Banda Santa Cecília há 106 anos desenvolve um papel crucial no Município de Nova Pádua e em todo o Rio Grande do Sul, uma vez que é a Banda mais antiga do Estado em atividade ininterrupta, considerada por muitos um verdadeiro patrimônio cultural. Formada em sua maioria por agricultores e estudantes descendentes de imigrantes de italianos, mesclando a história da imigração com a trajetória da entidade, ou seja, são voluntários de várias idades, que abdicam de tempo em prol da perpetuação da história da banda. Os integrantes carregam, com orgulho, o amor pela música e pela trajetória dos imigrantes.
O grupo sempre se destacou por divulgar a cultura, diversão e lazer. A banda sempre foi a entidade chamada para receber, agradecer, homenagear, parabenizar, despedir, dentre outros. Em um município de 2500 pessoas, vale frisar que já fizeram parte da banda mais de 130 músicos, ou seja, a ligação das pessoas de origem paduense com a banda é tão grande que é difícil encontrar alguma família que não tenha histórico na banda.
A banda traz consigo um admirável legado sustentado pelo voluntariado, amor e a doação. Este é um dos principais objetivos: trabalhar de forma voluntária para que cada vez mais pessoas sejam tocadas pela música, o abrigo da alma; amor pela história dos antepassados e, principalmente, pela música e doação, pela entrega e dedicação que os músicos dão a banda.
Todos os músicos que integram a banda são voluntários e tiveram sua formação musical baseada na troca de conhecimento herdada de familiares, através dos colegas e por meio do autoconhecimento adquirido. Nestor e o maestro Lino, são exemplos, herdaram de seu pai Marcelo Fortunatto Peccati e hoje repassam aos seus filhos que também atuam na Banda. Além disso, já lecionaram aulas de música para diversos grupos dentro da comunidade. São também integrantes do Grupo da Família Peccati que é muita ativa na comunidade paduense, e do Coral Santa Cecília em que Nestor é maestro, e fundador também do primeiro Coral Infanto Juvenil do município.
O maestro Lino, além de tocar diversos instrumentos musicais e dar aulas. É cantor e compositor de diversas músicas interpretadas pela própria banda, como o Hino do Centenário, e o Hino de Nova Pádua, entre outras canções executadas pela banda. Seu talento e trabalho já foi reconhecido pelos parlamentares estaduais quando em 2013, a Banda completou seu centenário recebendo homenagem do parlamento gaúcho, entregou nas mãos do maestro a Medalha 53ª Legislatura e destacou o seu papel dentro da entidade, referindo-se como um dos responsáveis pela transformação da banda em um símbolo cultural, salientando que muitos músicos aprenderam a tocar instrumentos a partir de sua orientação e dedicação.
Próspero, Sergio, Nestor e o maestro Lino se doaram por 50 Anos de suas vidas a essa entidade, onde foram inúmeros ensaios e apresentações. Embora nenhum deles tenha tido formação musical, souberam valorizar o que lhes foi repassando uma tradição muito valiosa, de amor, carinho e muito trabalho.
Próspero Menegat, Sérgio Miozzo, Nestor Peccati e o Maestro Lino Peccati que iniciaram sua trajetória na Banda em 1969 ainda permanecem colaborando e, com muita dedicação continuam com a entidade que orgulha o Município e o Estado. Essa homenagem com a entrega do Título de Cidadão Benemérito Paduense a esses cidadãos que tanto contribuíram e contribuem, se dedicando de forma voluntária para a cultura, alinhada a Banda Santa Cecilia é sem dúvida muito merecida.
Em seguida o blog estará trazendo mais homenagem que foram feitas aos músicos e ao também ao maestro Lino.
Texto: Maicon Pan
Fotos: Maicon Pan