quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Banda Santa Cecília fará apresentação na Festa Nacional da Uva

No próximo sábado, dia 27 de fevereiro, a Banda Santa Cecília de Nova Pádua estará se apresentando na 31ª edição da Festa Nacional da Uva de Caxias do Sul. 

O Espaço “Nostra Mérica” reúne 10 municípios que fazem parte do berço da colonização italiana. Os municípios de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Encantado, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guaporé, Nova Prata, Veranópolis e Caxias do Sul. Os municípios que se emanciparam participam juntamente com os municípios mãe também ficam em um espaço de 600 m² no Pavilhão 2. 

A Festa da Uva sempre trouxe como um dos principais lemas a valorização do imigrante italiano e o seu caráter regional. Nesta edição, além dos distritos de Caxias, alguns municípios da região também ganharam destaque. Reunidas na área “Nostra Mérica”, as prefeituras de 10 cidades que formam o território das Colônias Italianas recebem visitantes e tem apresentações artísticas para os visitantes. 

O Município de Nova Pádua dividirá o dia reservado ao município mãe de Flores da Cunha, que terá a sua programação. Convidada, a Banda Santa Cecília fará a sua apresentação a partir das 17h deste sábado. 

Por: Maicon Pan

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Banda Santa Cecília participa das festividades do Dia do Motorista

Dando continuidade ao trabalho de resgatar a história da Banda Santa Cecília de Nova Pádua, encontramos a publicação do Jornal Pioneiro, de Caxias do Sul, do dia 06 de novembro de 1976. 

A legenda da foto destaca a participação da Empresa Randon S.A. e da Banda nas festividades do Dia do Motorista, realizada no Município de São Marcos. 

Em São Marcos, Banda Santa Cecília anima festa do Dia o Motorista 
Legenda 
A segunda iniciativa com que a Randon S.A. participou ativamente das festividades do Dia do Motorista através da doação de uma carreta, de sua produção, e que foi sorteada entre os motoristas que participaram das comemorações. A carreta ficou junto ao altar, nas proximidades da igreja, trazendo a frase bem humorada como pode ser vista na foto acima. 

Destacando a expressiva mensagem sobre a carreta, com todo conforto e sobrando ainda espaço, instalou-se a Banda Santa Cecília de Nova Pádua, Flores da Cunha, presença das mais brilhantes nos festejos. 

Por: Maicon Pan

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Banda Santa Cecília ganha destaque na série de reportagens "Gerações em Notícia”

Desde o mês de outubro de 2015, o Jornal O Florense estampa em suas páginas a série de reportagens “Gerações em Notícia”, em comemoração aos 30 anos do Jornal. Na última edição de cada mês, o Jornal conta histórias de pessoas ligadas a informações publicadas em edições passadas. 

“O jornal O Florense é um gerador de conteúdo e também é um laço entre muitas gerações de pessoas por meio de suas páginas durante os 30 anos. Partindo dessa premissa, o símbolo dos 30 anos representa o jornal como um elo, uma conexão entre essas gerações”, explica o arquiteto e diretor de criação da Positiva, Elias Carpeggiani. 

Edição nº 1041, de 24 de Janeiro
Texto: Jornalista Camila Baggio

A grande família da Banda Santa Cecília: celebrando 103 anos em 2016, grupo musical de Nova Pádua integra a série especial de reportagens ‘Gerações em Notícia’, alusiva às três décadas de fundação do Jornal O Florense. Projeto é desenvolvido em parceria com a agência Positiva. 

Trecho do texto publicado 
Cem anos podem ser sinônimo de jovialidade? Para a Banda Santa Cecília, verdadeiro patrimônio cultural de Nova Pádua, certamente. Uma entidade que despontou em uma época onde os imigrantes italianos buscavam fazer brotar do solo alimento e sustento, a Santa Cecília encontrou no sangue de seus componentes a verdadeira fórmula da juventude. Se mais de 100 anos se passaram desde sua oficialização, ocorrida em 20 de abril de 1913, foram as gerações daqueles corajosos trabalhadores que colaboraram para que hoje o município seja o detentor de uma das entidades musicais ativas mais antigas do Estado. 

Por: Maicon Pan

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Banda Santa Cecília participa de Sessão Solene

No dia 29 de março de 2001, a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul realizou a Sessão Solene que conferiu o título de Cidadão Caxiense ao Sr. Hugo Antônio Pan, com a participação da Banda Santa Cecília de Nova Pádua. 

Em seu discurso, o Presidente Francisco Spiandorello agradeceu a presença da entidade: “Contamos, para nossa satisfação e alegria, com a participação da Banda Santa Cecília, de Nova Pádua, a qual se une a esta solenidade e agora fará a sua apresentação em homenagem ao agraciado. Gostaríamos de mencionar aqui a presença do regente e querido amigo Lino Peccati e toda a banda”, destacou Spiandorello. 

Banda Santa Cecília de Nova Pádua apresentou-se durante a solenidade
Após a apresentação da entidade o Presidente do Legislativo prosseguiu: “Agradecemos a brilhante participação da Banda Santa Cecília, de Nova Pádua, bem como às autoridades da Mesa, ao Sr. Prefeito de Caxias do Sul, ao Sr. Prefeito de Nova Pádua, ao representante da Câmara, ao Secretário Idair Moschen, à senhora e senhores Vereadores, ao nosso querido Cidadão Caxiense Hugo Antônio Pan, às senhoras e senhores convidados, à delegação de Vereadores, aos líderes de Nova Pádua, enfim, a todos os que prestigiaram este ato. 

Ao finalizar a solenidade, Spiandorello continuou: “Recebam nossos cumprimentos, nosso abraço. Estamos sentindo toda a sensibilidade do nosso homenageado, o carinho, a estima e simpatia que ele, nascido em Nova Pádua, tem por Caxias. Muito obrigado a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, 2ª Sessão Solene, 29 de março de 2001”, finalizou ele. 

Por: Maicon Pan